#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação

Papa Francisco de jaqueta branca? Imagem falsa viraliza e vira meme

Imagem falsa se espalha pelas redes, vira meme e causa até discussões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deslizando por seu feed neste sábado (25), você provavelmente se surpreendeu com uma imagem do papa Francisco todo estiloso, vestindo um casacão branco. Muitos acreditaram que se tratava de uma foto real, e até elogiaram o look do pontífice, mas ela é uma montagem.

Montagem mostra o Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca. Ele aparece andando em uma rua, vestindo um jaquetão de nylon branco e seu crucifixo no peito.
Montagem mostra o Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca - Reprodução/Twitter

Logo de cara, alguns usuários suspeitaram que ela foi feita com uso de inteligência artificial. As mãos estranhas e desproporcionais seriam indicativos do uso deste tipo de ferramenta.

Eles acertaram: o papa estiloso foi criado com o Midjourney, um app que cria imagens a partir de inteligência artificial, de maneira semelhante ao que faz o Magic Avatars, que bombou em novembro de 2022.

A imagem foi publicada na sexta (24), em um fórum do Reddit, o r/midjourney, recheado de montagens feitas pela IA. Do post, com 110 curtidas, ela foi parar no Twitter e, em seguida, em tudo quanto é rede social no mundo inteiro.

Não bastasse o casacão, a cena do pontífice caminhando por uma rua já seria suspeita. Desde maio de 2022, o papa frequentemente usa cadeira de rodas para se locomover devido a um problema no joelho. Francisco rompeu um ligamento e sofre de osteoartrite, que lhe causa dores ao andar.

Desligada desse contexto, a imagem viralizou. No Twitter brasileiro, diversas contas repostaram e trataram a montagem como uma foto real, imputando até que ela teria causado controvérsia na comunidade católica.

Pelo menos no Twitter, o estilo fake do papa realmente dividiu opiniões. Teve gente criticando, defendendo e elogiando o "drip" de Sua Santidade.

Houve também quem relacionasse a peça ao estilista Filippo Sorcinelli, que seria o suposto responsável pela repaginada no estilo de Francisco.

Tudo isso foi um prato cheio para memes: de comparação com o DJ Pedro Sampaio, que se apresentou na noite desta sexta (24), no Lollapalooza, vestindo também uma jaqueta branca, a expectativas para o "próximo álbum" do papa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.