#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter

CEO do Airbnb interage com usuários no Twitter para melhorar sua empresa

Brian Chesky mostra que ainda há uso inteligente da rede social de Elon Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Twitter mudou muito desde que Elon Musk o adquiriu no ano passado. Mas bons exemplos de uso da rede social ainda podem ser vistos. Um deles é o que tem feito Brian Chesky, CEO do Airbnb, plataforma de hospedagem.

Recentemente, o Airbnb anunciou mais de 50 novidades na ferramenta, com destaque para o aluguel de quartos privativos, um retorno à origem.

Logotipo Airbnb - Joel Saget/AFP

Mas o que fez bastante sucesso foi a forma como Chesky interagiu com seus seguidores (e usuários do site) no Twitter.

Primeiro, ele fez um fio (sequência de tuítes) detalhando algumas das novidades.

"O que mais nós podemos fazer para melhorar o Airbnb? Nós iremos priorizar as melhores sugestões", perguntou Chesky em seu perfil pessoal no dia do anúncio.

Dias depois, o empresário tuitou quais foram as melhores sugestões. "Trabalhando em todas elas. Mais novidades neste verão".

A lista inclui:

1. Taxas de limpeza mais baratas
2. Melhores buscas e filtros
3. Listas verificadas
4. Melhor serviço ao cliente
5. Programa de fidelidade
6. Preço total com impostos
7. Melhor sistema de avaliação
8. Preços menores

Não parou por aí. O CEO ainda respondeu a muitos dos comentários.

"Como?"

E ele está curioso para entender a opinião dos usuários: por quê?

E também ensina a melhor forma de usar. "Acione o filtro de preço total e busque pelo melhor preço total".

"Nós fazemos ambos", foi sua resposta ao seguinte comentário elogioso. "É quase estranho ver líderes obsessivos com seus clientes e tomar medidas baseadas no feedback deles e não no que eles acham que irá funcionar".

"Essa era uma boa ferramenta. Ótima sugestão."

E muitos dias depois Chesky ainda está interagindo no Twitter.

A ação do CEO recebeu elogios de Elon Musk. "Ter conversas como essas com os usuários é incrível. Outras companhias deviam olhar com atenção", disse o dono da rede social.

Alguns dias depois de adquirir a rede social, Elon Musk, em evento com o mercado publicitário, já havia encorajado esse tipo de movimento com CEOs e CMOs.

Se foi uma jogada casada entre Musk e Chesky, não sabemos. Mas o uso da rede social pelo fundador do Airbnb é realmente muito bom. A fórmula não é nenhuma novidade, mas é esquecida por muitas empresas. Além de se aproximar do público ao interagir com ele, coleta feedbacks que dificilmente teria de outra forma, inclusive caso o mesmo tuíte fosse feito pelo perfil oficial do Airbnb.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.