#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Todas

'Gilead é aqui': redes reagem a hospital que negou inserir DIU por motivos religiosos

Hospital São Camilo afirma que segue diretrizes católicas e não realiza procedimentos contraceptivos nem em mulheres nem em homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um hospital se recusa a colocar um DIU (dispositivo intrauterino) anticoncepcional por motivos religiosos. A premissa não saiu do livro "O Conto da Aia", da escritora canadense Margaret Atwood, mas sim do noticiário da cidade de São Paulo.

A história ganhou repercussão quando Leonor Macedo, 41, relatou o caso no X, ex-Twitter, nesta terça-feira (23). "A médica me informou que não pode colocar o DIU em mulheres porque isso vai contra os valores religiosos da instituição", disse.

Internautas cobraram o Hospital São Camilo por respostas. A assessoria respondeu, também no X, que "por diretriz institucional de uma instituição católica, não há a realização de procedimentos contraceptivos, seja em homens e mulheres".

Em nota enviada à Folha, a instituição afirma que pacientes que procuram a Rede de Hospitais São Camilo e não apresentam riscos à saúde são orientados a buscar na rede referenciada do plano de saúde para encontrar hospitais que tenham esse procedimento contratualizado.

A resposta revoltou internautas. "Que ano é hoje mesmo?"

As comparações com a obra de Atwood logo vieram.

Alguns tuiteiros relembraram o caso dos alunos de medicina que correram nus simulando masturbação em uma partida do time feminino de vôlei da Universidade Santo Amaro em abril de 2023.

Estado laico?

Outros internautas defenderam a posição do hospital e sugeriram que a paciente procure outros estabelecimentos para realizar a colocação do DIU.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.