#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu tiktok Twitter

'O último ato do X': 'Pé de Chinesa' seria impraticável na TV, diz especialista

Novela falsa anima internautas, que elencam Jade Picon, Davi Brito e Fernanda Montenegro em trama imaginária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os rumores sobre "Pé de Chinesa", a nova novela da TV Globo, escrita por Gloria Perez e protagonizada por Jade Picon, Davi Brito e Giovanna Antonelli, tomaram as redes na última semana. A trama, que é falsa e surgiu na internet, já tem data de estreia, elenco, sinopses variadas, nomes dos personagens, abertura e música tema.

Com a ajuda da inteligência artificial na criação de cenários, na caracterização dos personagens principais e na criação da música, a ideia novela produzida no Panjac — e não Projac — surgiu há quatro meses, quando Leo Martins, 35, "tinha parado de tomar antidepressivos" e caiu numa crise.

Em meio a questionamentos sobre a origem da novela, Leo assumiu a autoria e contou como surgiu "Pé de Chinesa" em sua conta no X (ex-Twitter).

A proporção foi tanta que Gloria Perez veio a público desmentir os rumores, que começaram a confundir alguns internautas que passaram a acreditar na existência da novela.

Erik Gabriel Rocha, 29, conhecido nas redes como ErgaroTV, costuma desmentir fake news sobre entretenimento e programas de TV no TikTok e em seu canal no Youtube. Desde o último final de semana (24), muitos de seus seguidores mandaram mensagens perguntando sobre a veracidade da "nova" novela de Gloria Perez. "Aí percebi que o negócio estava realmente saindo do controle, e fiz o vídeo explicando que é mentira", diz.

Para ele, o sucesso de "Pé de Chinesa" é devido à qualidade da produção de fake news, além do uso da inteligência artificial para produção das imagens, que deu um ar de profissionalismo ao folhetim.

"Em poucas horas, as pessoas criaram tudo o que uma novela precisa: elenco, trilha sonora, vinheta, pôster de divulgação. Isso reforçou a teoria e furou a bolha do X. Em outras redes, como o Facebook, tomaram como verdade e desandou tudo."

Inicialmente, a novela tinha como tema central a prática milenar do Pé de Lótus, na qual meninas chinesas tinham seus pés quebrados desde a infância para serem moldados em um formato mais adequado. Enfaixados de forma bem apertada e colocados em sapatinhos coloridos, mulheres viviam a vida toda com dor e escondendo os pés, considerados uma das qualidades mais atraentes em uma futura esposa.

"A protagonista, que deve ser Giovana (sic) Antonelli, terá seu pé quebrado por anos, até fugir e virar ortopedista e curar outras mulheres que passaram pelo mesmo", diz o roteiro original. Depois que postado em um fórum e ganhar repercussão, outros personagens foram adicionados à história.

Claudia Raia como a vilã Madame Jin Jin, Antonelli como Mulan Benta e Dani Susuki como Tia Ping. Fernanda Montenegro entra no elenco para ser líder do Partido Comunista Chinês e mãe de Susana Vieira e Regina Casé.

Em uma das várias versões criadas pelos internautas, a indicada ao Oscar é a avó de Jade Picon — elevada à protagonista Xu Lee pelas redes sociais —, e dona de uma Academia de Kung Fu, incendiada pelo capanga Keen Xong, interpretado por Davi Brito, ganhador do BBB 24.

A trama fez tanto sucesso nas redes que a cada novo tuíte sobre "Pé de Chinesa" uma história diferente é criada. A novela fictícia virou piada interna entre os internautas, e contas no X (ex-Twitter) fazem atualizações sobre o andamento da pré-produção, novas contratações e possíveis reviravoltas na história.

"As histórias atuais das novelas da Globo parecem um pouco sem criatividade e as pessoas meio que já estão cansadas desse negócio de remake. Elas, apesar de darem boa audiência para a emissora, dificilmente conseguem viralizar nas redes sociais", diz Erik. Ele opina, porém, que seria impraticável como trama para a TV.

"‘Pé de Chinesa’ é algo mais surreal, xenofóbico, caro e que, provavelmente, se a Globo viesse a produzir, não seria da forma como viralizou. A emissora aprendeu muito com ‘Negócios da China’ de 2008", completa o colunista de TV e influenciador.

Globoplay se pronuncia.

Até o Duolingo entrou na brincadeira e se diz patrocinador oficial da novela.

Bruno Gagliasso também caiu nas graças de Gloria e ganhou um papel em "Pé de Chinesa".

Nas redes, a criação é tida como a "junção de noveleiros e leitores assíduos do wattpad", uma fanfic (histórias fictícias criadas por fãs) para os amantes das novelas da Globo.

Taylor Swift como a gueixa Kor Kunda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.