Marcelo Katsuki

Comes e Bebes

Marcelo Katsuki - Marcelo Katsuki
Marcelo Katsuki

A cozinha sensorial de Tsuyoshi Murakami

Chef cria pratos que unem preceitos tradicionais com a moderna cozinha japonesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É um alento poder acompanhar a retomada dos bares e restaurantes depois da fase mais crítica da pandemia. E uma das experiências recentes que mais me tocou foi o menu-confiança do chef Tsuyoshi Murakami. Chamado de Experiência Murakami, traz uma sequência de seis tempos onde é possível testemunhar o talento e a sensibilidade que o chef aplica em suas criações.

O menu é desenhado diariamente, sempre de acordo com os melhores produtos do dia. Embora essa máxima possa soar como um clichê, aqui percebemos sua aplicação efetiva em pratos como o Pink Lobster Yuzu, que abre a degustação. O frescor do lagostim possibilita o seu preparo como sashimi, que ganha delicada acidez e notável perfume com o uso do yuzu, o aromático limão japonês. Sem uma matéria-prima tão fresca, seria impossível obter o mesmo resultado.

A sequência traz Sugaki to Uni, com ostras de Cananeia, ouriço do mar, wakame, sunomono, momiji oroshi (nabo ralado com pimenta) ao ponzu (molho cítrico) feito na casa. Um prato construído com diversas camadas de sabor que brincam com o palato, ora picante, ora salgado, às vezes doce.

O Tempura Set traz os ingredientes empanados em massa sequinha e delicada e já chegam temperados, dispensando o uso de molho. O lagostim e o quiabo fazem bonito mas quem brilha é o milho, cortado com precisão cirúrgica e apresentado em formato de tablete e no ponto perfeito.

Para os carnívoros, o Wagyu Tataki surge com sua epifania de sabores. A fraldinha de wagyu é marinada no shoyu da casa e chega esbanjando maciez e sabor. Vem acompanhada por uma salada feita com shissô, cebolinha e molho de alho, além de um naco de berinjela japonesa coberta com kimchi. Sabores potentes que criam um belo duelo com a untuosidade da carne.

O Tirashi encerra a sequência de pratos salgados com uma belíssima seleção de peixes e frutos do mar sobre o shari, o arroz temperado do sushi. A composição traz cavalinha, carapau, pargo, namorado, garoupa, cavaquinha, unagui, ouriço do mar, ovas de bacalhau, vieiras, massagô e um ovo perfeito que coroa o prato com cor e sabor.

Os delicados motchis (bolinhos de arroz glutinoso) da Suzana, esposa de Murakami, seguem firmes na sobremesa e chegam recheados com ganache de chocolate belga e de chocolate branco com decopom, uma variante da ponkan criada no Japão. E agora vêm acompanhados de sorbet de manga com maracujá e um choco sembei, tablete feito com chocolate ruby, delicioso.

O restaurante Murakami funciona apenas com reserva, de terça a sábado, em dois turnos: às 18h30 e às 21h. O menu de seis etapas custa R$ 470,00 mas há outras opções como a Experiência Sushi e a Experiência 2022, de nove tempos com caviar, e que podem ser reservadas pelo telefone (11) 3064-8868.

O espaço do restaurante é clean, amplo, com pé direito alto e poucos lugares, permitindo interação direta com o chef e garantindo uma distância segura dos demais clientes. Uma experiência memorável.


Restaurante Murakami - mapinha aqui
Alameda Lorena, 1186, Jardins, São Paulo
WhatsApp +55 11 97103-1186

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.