Maternar

No blog, as mães Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti abordam as descobertas do início da maternidade

Maternar - Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti
Havolene Valinhos e Tatiana Cavalcanti

Pais informados geram filhos mais seguros e amorosos, afirma educadora

Roda de pais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na Grécia Antiga, os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles já debatiam o papel dos pais no desenvolvimento moral e intelectual das crianças. Com o passar dos anos, as crianças, que eram apenas mais um entre todos, passaram a ser vistas como únicas e novos modelos de educação surgiram.

Pesquisas recentes mostram que o equilíbrio entre firmeza e empatia dos pais é capaz de gerar seres humanos mais gentis e felizes consigo mesmos.

Estudar é um dos caminhos para alcançar esse modelo mais respeitoso. Porém não o único, segundo a educadora parental Thais Mattos. Para ela, a troca de experiência com outros pais pode ser um aliado eficaz.

Fotografia de um senhor branco, calvo, olhando para o alto. Atrás dele, um homem branco de cabelos e barbas escuras olha na mesma direção. Sobre o ombro desse homem, um menino de aproximadamente cinco anos, também branco, com cabelos lisos e curtos. Os pés do garoto estão sobre os ombros do senhor mais velho.
Roda de pais debate desafios da parentalidade - Volodymyr/ Adobe Stock

"Compartilhar experiências cria uma rede de apoio, oferecendo conforto e confiança. Assim, construímos uma comunidade colaborativa, fortalecendo laços e enfrentando desafios juntos, promovendo um crescimento mútuo", afirma.

"Pais mais informados e capacitados criam ambientes familiares seguros e amorosos, o que contribui para o bem-estar das crianças e promove uma mudança cultural positiva na parentalidade", completa.

Em parceria com o também educador parental Rodrigo Serafim, Thais está promovendo uma roda gratuita com o tema: "Pais Presentes: Conversas Descomplicadas, Vínculos Inquebráveis"

O encontro faz parte do evento "Dias Leves, Laços Fortes: Como Facilitar o Seu Dia a Dia Através da Educação Respeitosa", agendado para março.

Na primeira roda, que ocorrerá em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, o grupo vai debater a influencia da infância dos pais na educação dos filhos. "Será um bate-papo descontraído, onde abordaremos os desafios da parentalidade e trocaremos dicas preciosas para nos ajudarmos mutuamente", diz.

Roda "Pais Presentes: Conversas Descomplicadas, Vínculos Inquebráveis"

Local: Trilogy Offices (WeWork) - Av. Pereira Barreto, 1479, São Bernardo do Campo, SP
Quando: 7 de fevereiro, às 18h30
Inscrições gratuitas: https://encurtador.com.br/uNUV1

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.