Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

No Dia de Reis, banda Congadar lança clipe reunindo congada, folia de reis, e rock

Assista ao vídeo no blog

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece nesta sexta-feira (6), Dia de Reis, o lançamento nas plataformas digitais do clipe da música "Na Beira do Caminho", da banda mineira Congadar, nome dado também aos tambores usados na congada mineira. Assista ao clipe em https://www.youtube.com/watch?v=_fNWqlmjlq4.

Formada por Giuliano Fernandes (guitarra), Igor Félix (guitarra), Marcão Avellar (contrabaixo) e Sérgio DT (bateria), além dos vocalistas e percussionistas Carlos Saúva, Filipe Eltão e Wesley Pelé, a banda mescla elementos da congada mineira e do rock.

Em foto colorida, participantes do clipe posam para a câmera
Cena do clipe da música clipe da música 'Na Beira do Caminho', do grupo mineiro Congadar - Divulgação

"É através do conhecimento transmitido pelos mestres, como esse presente nas cenas [do vídeo], que a cultura popular se mantém viva. Nossa intenção é exaltar a importância dessa ancestralidade", disse o músico Carlos Saúva.

Em Sete Lagoas (MG), cidade natal da Congadar e local onde foram feitas as filmagens, existe cerca de 20 grupos de congada e 30 caravanas de folias de reis. "Isso já mostra a força dessa cultura na nossa cidade. Queremos levar um pouco desse universo que inspira a banda, já que muita gente desconhece esse Brasil", disse o artista sobre "Na Beira do Caminho", canção tradicional presente nas principais festas de congada em Minas Gerais.

A música foi uma das indicadas pelos mestres e mestras para compor o segundo disco da Congadar, "Chora N’goma", composto apenas por releituras de temas da congada mineira e lançado em maio de 2022. Em 2019, a banda lançou "Retirante", álbum com releituras das marchas de congada, além de composições próprias.

As imagens do clipe, que dura cerca de quatro minutos e meio, foram captadas durante a festa do Moçambique Nossa Senhora da Conceição, no início de novembro, realizada no Beco do Repolho, um dos principais pontos de resistência da cultura negra em Sete Lagoas.

Ancestralidade, devoção, resistência e fé são alguns dos elementos que mantêm vivas algumas manifestações coletivas da cultura popular como a congada e a folia de reis, repassadas por gerações através da oralidade e de registros muito bem feitos como o do clipe "Na Beira do Caminho".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.