Nação churrasqueira

Muito churrasco, carnes e dicas gastronômicas

Nação churrasqueira - Larissa Morales
Larissa Morales
Descrição de chapéu Todas

Filé de costela brasileiro é eleito melhor do mundo em degustação internacional

Corte da raça Angus superou 2.673 amostras enviadas ao evento na Bélgica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cada seis meses, o International Taste Institute, o mais respeitado na Europa e em todo o mundo, com sede em Bruxelas, na Bélgica, promove degustações dos mais diversos produtos. Nosso filé de costela, também conhecido como bife ancho, participou e ganhou a nota máxima no Superior Taste Awards de 2024, superando um total de 2.673 amostras enviadas.

A avaliação é feita por cem chefs renomados, às cegas, onde são avaliados a primeira impressão, o visual, o cheiro, a textura, a maciez e o sabor. Para obter o selo, o produto precisa de um escore médio de 70% nesses requisitos, e nosso produto brasileiro, produzido pela VPJ, alcançou mais de 90%.

Isso se deve a uma seleção genética de uma raça bem famosa, da qual provavelmente você já deve ter ouvido falar: a raça Angus. Essa raça britânica chegou ao Brasil vinda do Uruguai em 1906 e, em 1963, foi criada a Associação Brasileira de Angus, formada inicialmente por pecuaristas gaúchos. Desde então, essa associação tem orientado a expansão da raça por todo o país.

Filé de costela brasileiro, da raça Angus, vencedor do Superior Taste Awards 2024, em Bruxelas (Bélgica)
Filé de costela brasileiro, da raça Angus, vencedor do Superior Taste Awards 2024, em Bruxelas (Bélgica) - Divulgação

Por conta disso, existem vários programas de melhoramento genético da raça, os quais procuram cada vez mais aperfeiçoar o Angus, principalmente no que diz respeito ao aumento da resistência contra parasitas e à maior adaptabilidade ao clima tropical. Dessa forma, a raça Angus vem passando por um processo de seleção e também sendo utilizada intensivamente em cruzamentos com raças zebuínas, conseguindo equilibrar características de maciez, marmoreio, rusticidade, sabor e boa camada de gordura.

Hoje em dia é muito fácil encontrar esse tipo de carne em restaurantes, mercados e especialmente em boutiques de carnes. Vejo que cada vez mais é buscado um consumo mais consciente e com maior qualidade.

Você já experimentou? O que achou? Me conta nos comentários!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.