Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Brasil é um dos 10 maiores mercados de corrida para a Adidas, diz chefe global da marca

Veja entrevista exclusiva com Alberto Manganelli, responsável por toda a estratégia global de produtos de corrida da empresa alemã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Rosemary Wanjiru, do Quênia, venceu no feminino. Deso Gelmisa, da Etiópia, ganhou no masculino.

A maratona de Tóquio, a primeira major do ano, colocou no lugar mais alto do pódio representantes de duas das maiores potências esportivas do mundo quando o assunto são as corridas de longa distância.

Além da disputa entre nações pela hegemonia no universo das maratonas, uma outra guerra, essa bem menos silenciosa, teve o seu primeiro capítulo do ano sendo combatido em Tóquio. Enquanto Wanjiru calçava um tênis da Adidas, Gelmisa venceu com um modelo da Nike.

As duas fabricantes de material esportivo dominaram os pódios entre as principais maratonas do mundo em 2022. Tudo indica que o equilíbrio deve se manter neste ano.

Na Adidas, o discurso é de confiança. O blog Na Corrida entrevistou com exclusividade Alberto Uncini Manganelli, vice-presidente sênior da Adidas e responsável global pelos produtos de corrida da empresa. As respostas, enviadas por e-mail, foram resumidas abaixo:

Como foi 2022 e o que esperar para 2023 na Adidas Running?
Tivemos um 2021 sem precedentes, com 7 recordes mundiais quebrados e vitórias em 54% das 50 melhores corridas de rua. No ano passado, estivemos no topo do pódio mais do que qualquer outra marca nas principais maratonas do mundo. Para este ano, nosso compromisso com nossa comunidade de corrida está mais forte do que nunca. Além das grandes maratonas, nossas atenções estão voltadas para o Mundial de Atletismo e para o Adizero Road to Records (evento anual que acontece na sede da Adidas, na Alemanha, com o propósito de bater os recordes mundiais dos 5k, 10k e da meia-maratona).

Qual a importância do segmento de corrida para a Adidas?
A corrida é uma categoria especial para a Adidas desde as medalhas de Jesse Owens até hoje. Oferecer os melhores produtos para nossos corredores continua sendo uma das principais prioridades da empresa. Porque todas as pessoas e corredores são diferentes, têm necessidades diferentes e procuram benefícios diferentes que requerem tecnologias específicas.

Qual a importância do mercado brasileiro para a Adidas Running?
O mercado brasileiro é muito importante para a Adidas Running, um dos 10 maiores mercados para corrida e definitivamente um dos que mais cresce.

Os tênis com placa de carbono mudaram o jogo para os corredores. Provavelmente, a inovação tecnológica mais importante em décadas. Você está trabalhando na próxima revolução tecnológica? Como são ps tênis de corrida do futuro?
Além da placa de carbono, trabalhamos com placas feitas com outros materiais, como fibras de vidro. Também aperfeiçoamos as espumas dos nossos tênis para criar modelos mais rápidos para nossos atletas.

O mercado de tênis de corrida é muito dinâmico e a concorrência é acirrada. Qual a estratégia da Adidas para enfrentar a concorrência?
O mercado de tênis de corrida está repleto de opções e temos uma lista cada vez maior de concorrentes. A Adidas trabalha para continuamente impulsionar a inovação e as opções para nossos atletas. Por exemplo, nossa linha Adizero oferece tênis de corrida de velocidade. Já a Ultraboost foca em retorno de energia. Nossa franquia Supernova busca o máximo de conforto para corredores iniciantes, enquando a linha 4DFWD representa o futuro da corrida, oferecendo a condução mais suave e calçados feitos com impressora 3D. Em suma, cada uma das franquias oferece benefícios diferentes e específicos por meio de diferentes tecnologias, design e preços, oferecendo um tênis específico e ideal para cada corredor.

Alberto Uncini Manganelli, vice-presidente sênior da Adidas e responsável global pelos produtos de corrida da empresa
Alberto Uncini Manganelli, vice-presidente sênior da Adidas e responsável global pelos produtos de corrida da empresa - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.