Na Corrida

Pé na estrada, mesmo quando não há estrada

Na Corrida - Rodrigo Flores
Rodrigo Flores
Descrição de chapéu atletismo

Adidas lança tênis de 138 g e mira quebra de recordes

Modelo deve fazer sua estreia na maratona de Berlim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Flores
São Paulo (SP)

Procurei aqui em casa algo que pesasse apenas 138 gramas. Confesso que não achei muita coisa. Livros finos, alguns talheres, um pote de iogurte.

Para a Adidas, 138 g são suficientes para quebrar recordes.

Adidas lança o Adizero Adiós Pro Evo 1, que pesa 138 gramas
Adidas lança o Adizero Adiós Pro Evo 1, que pesa 138 gramas - Divulgação

A empresa alemã lança nesta quinta-feira (14) o seu mais novo modelo de alta performance para corridas de médias e longas distâncias. Com apenas 138 gramas, o Adizero Adiós Pro Evo 1 é 40% mais leve do que qualquer outro tênis de corrida já criado pela marca. Sim, QUARENTA POR CENTO. Esse número dá a dimensão do impacto que o modelo pode causar nas competições.

"Estabelecemos a meta de criar um tênis de corrida cheio de tecnologia, mas com um peso inédito até para a Adidas", afirma Patrick Nava, vice-presidente de produtos, corrida e esportes da empresa.

Para conseguir construir um tênis tão leve, a empresa apostou em uma nova espuma na entressola, que é obtida a partir de um processo de modelagem sem compressão. O resultado é uma estrutura mais leve e menos densa. A palmilha do tênis também foi removida. O solado foi alterado, e o peso deslocado para a frente, de modo a reforçar a sensação de que o tênis empurra o corredor adiante. Por fim, o cabedal abusa de telas e transparências, para levar o conceito de leveza ao limite.

O Adiós Pro Evo 1 tem 39 mm de entressola. Portanto, dentro do limite estabelecido pela World Athletics de 40 mm para calçados usados em competições internacionais. A diferença entre a altura do calcanhar e a ponta dos pés, o chamado "drop", é de 6 mm.

O tênis demorou dois anos para ser desenvolvido, e durante o processo de aperfeiçoamento ele foi testado por atletas patrocinados pela Adidas no Quênia.

Durante a coletiva de imprensa virtual, os executivos da Adidas insistiram que trata-se de um tênis para o dia da prova. Isso sugere que ele entrega altíssima performance, mas sua vida útil deve ser breve.

Questionada pelo blog Na Corrida, a Adidas confirmou. "Este tênis foi otimizado para velocidade, não durabilidade, e desenvolvido para oferecer suporte máximo aos atletas com o menor peso possível", respondeu a empresa em nota oficial.

Ainda não há previsão para o início das vendas do tênis. Tampouco sabe-se quanto ele vai custar no Brasil. (Minha aposta: não vai ser barato). Por fim, não é possível antecipar se toda essa leveza efetivamente se traduzirá em pódios e vitórias. O que a Adidas confirma é que o Adiós Pro Evo 1 deve fazer sua estreia oficial na Maratona de Berlim, que acontece no dia 24 de setembro. Há a expectativa de atletas de elite correndo com o modelo em Chicago e Nova York.

Também fica a dúvida se o Adiós Pro Evo 1 vai substituir o Adiós Pro 3 como o principal tênis de performance da Adidas, e qual o impacto do seu lançamento para o futuro dos supertênis de placa.

As respostas para essas perguntas virão com o tempo. Em Berlim, teremos algumas delas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.