Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero

Surfe, você ainda vai querer pegar essa onda

Com o aumento dos praticantes, conheça os benefícios do esporte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você, caro leitor, ultimamente deve ter se perguntado: por que estão falando tanto sobre surfe? Por que esse esporte está tão "na moda"?

É claro que o fato de termos excelentes atletas nas competições, e da modalidade ser um esporte olímpico, ajuda e muito sua popularização. Porém, precisamos entender melhor alguns fatores que levam pessoas tão diferentes a amar o surfe. Vamos ver se consigo transmitir nas linhas abaixo um pouco sobre essa "onda", e no final espero plantar uma semente de curiosidade por aí.

Surfar uma onda é uma experiência mágica e de certa maneira impossível de verbalizar, já que cada um tem uma vivência única desse momento.

O sentimento de flutuar conectado com a energia da onda torna esse momento transcendental. Você nem consegue entender direito o que aconteceu, um sorriso estranho aparece no rosto e você só pensa: consegui, consegui, consegui!

Pessoa anda com uma prancha de surfe na praia num pôr do sol
Fim de um dia de surfe - Tuca Vieira/Folhapress

O que você mais quer agora é passar a arrebentação e pegar uma da série*, você consegue e pronto: não quer mais parar. Acaba a sessão de surfe. Você nem sabe quanto tempo ficou na água e só pensa nas ondas que pegou e quando irá voltar para surfar de novo.

Pensamentos novos invadem sua cabeça e você mergulha literalmente em outro mundo. É preciso entender um novo vocabulário e um novo jeito de se comportar. A partir desse dia, você pensa em surfe todos os dias. Começa a ler muito sobre o assunto, a acompanhar campeonatos, a conhecer os melhores surfistas do mundo, a ver filmes e programas de surfe, a descobrir os melhores picos* para se aventurar e muito mais...

O tempo vai passando e, com o repertório de informações adquirido, você resolve trocar sua prancha por uma mais adequada ao seu surfe, pois já entende mais sobre esse universo e começa a saber quais equipamentos são melhores. E você troca muitas vezes de prancha e de equipamentos, porque a evolução envolve diversos fatores que influenciam no seu jeito de surfar e você estará em constante transformação.

Um dos fatores que eu adoro no surfe é que tudo depende somente de você, é você com você mesmo. Sem a necessidade de surfar melhor que alguém, a evolução e o desafio são individuais. E muitas vezes é simplesmente impossível parar.

Surfiat careca, de camisa vermelha, está praticando o esporte no mar
Kelly Slater 11x campeão mundial - AFP

"O surfe é igual à máfia, uma vez que você está dentro não há como sair". A frase de Kelly Slater, simplesmente 11 vezes campeão mundial de surfe, não poderia ser mais certeira. Aos poucos você vai conhecendo gente, fazendo amizades e num piscar de olhos você já pensa em fazer uma surf-trip com esses amigos.

O seu guarda-roupa terá novos itens: lycras para proteção, roupa de borracha para os dias frios, bermudas de surfe, camisetas, vestidos floridos e muita areia. Provavelmente, outras tendências musicais entrarão na sua playlist. A proximidade com a natureza trará uma paz que você ainda não tinha experimentado e você apenas desejará transmitir o bem.

Exercícios, alongamentos, ioga, meditação e alimentação saudável poderão fazer parte da sua rotina. Você acompanha a previsão através de aplicativos e decide dormir cedo para pegar as primeiras ondas do swell* que se aproxima. Uma nova rotina será estabelecida e em pouco tempo você terá um novo life-style. Pronto, o surfe mudou você.

Essa transformação lenta e gradual é única. Existem médicos que recomendam o surfe como terapia, ele tem a capacidade de te resgatar dos momentos difíceis, pois quando você está no mar a sua cabeça funciona diferente, você tem aquele silêncio e a paz necessária para colocar as ideias no lugar. Não há nada que um dia de surfe não cure.

Agora, se você nunca surfou, experimente um dia. Procure uma escola de surfe e faça algumas aulas. Isso é fundamental para você aprender com segurança e evoluir mais rapidamente. Quando termina a sessão de surfe, você sai leve do mar, o corpo cansado e um sorriso no rosto. O sentimento de estar vivo e desfrutar desses momentos é realmente indescritível. Talvez a única forma de entender seja mesmo pegando uma onda.

Vamos surfar e respeitar todos na água. O melhor surfista é aquele que mais se diverte.

Aloha

Vocabulário do surfe

*da série – O movimento das ondas acontece em séries com períodos (tempo entre as ondas) maiores ou menores. Quando o surfista diz: peguei a da série, ele quer dizer que pegou a maior e melhor onda.

*picos – O local da praia onde a formação da onda é ideal para a prática do surfe. Uma mesma praia pode ter muitos pontos que recebem a ondulação de maneira distinta criando uma ondulação específica.

*swell – Palavra em inglês para ondulação, mas que em "surfistês" descreve a melhor combinação dos fatores velocidade, espaço para deslocamento e velocidade do vento gerado sobre a costa para criar ondas com uma condição especial em determinado pico de surfe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.