Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

Mundial de surfe 2023 começa esse mês

O time brasileiro está definido com 11 representantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De 29 de janeiro a 10 de fevereiro em Pipeline – Havaí acontecerá a primeira etapa do campeonato mundial de surfe, é grande a expectativa para o início do circuito dos sonhos.

onda grande e o surfista deslizando com sua prancha
A famosa onda de Pipeline (Photo by Brian Bielmann) - AFP

Fiquei feliz com a composição do time brasileiro para essa temporada. Michael Rodrigues, João Chianca e o tricampeão Gabriel Medina estão de volta. Gabriel retorna após uma lesão e já mostrou que está 100% recuperado vencendo recentemente o Challenger de Saquarema. Gabriel tem postando em suas redes sociais alguns treinos e em um post escreveu: de volta com um único foco.

Filipe Toledo atual campeão mundial e Ítalo Ferreira também campeão mundial em 2019 colocam um peso grande nesse time. Samuel Pupo e seu irmão Miguel Pupo com certeza serão páreo duro para qualquer adversário. Caio Ibelli, Yago Dora e Jadson André completam o time masculino e podemos acreditar que também farão um belo ano de competição.

Tatiana Weston-Webb será novamente nossa representante feminina. A cada ano ela vem evoluindo seu surfe e está madura para tentar o inédito título para o Brasil esse ano.

Que timaço! Que nível de surfe fomos capaz de alcançar e será difícil bater os brasileiros.

Vejo o australiano Jack Robinson, o americano Griffin Colapinto e o havaiano John John Florence como os principais rivais.

Jack é jovem e muito bom, tem um surfe potente, manobras inovadoras e terá esse ano a responsabilidade de conquistar um título para a Austrália depois de muitos anos. Griffin também é jovem, tem um surfe radical e polido, excelente competidor. John John é bicampeão do mundo, ele é um talento nato. Surfa com estilo, potência e realmente é diferente ver ele surfando, faz parecer fácil. John John está voltando de lesão também, mais uma em sua carreira, se ele estiver 100% será sem dúvida um adversário duríssimo.

Será sem dúvida um ano muito competitivo e alucinante de acompanhar.

Aqui no Brasil o surfe vem se popularizando dia após dia e o número de praticantes de todas as idades não para de crescer. As crianças iniciam no esporte já demonstrando habilidades, isso é fruto da referência que elas tem através dos surfistas brasileiros que alcançaram um nível altíssimo no esporte. É curioso e gratificante ver as crianças tendo novos ídolos de novos esportes, essa lição fica para todos, o exemplo arrasta.

criança de 5 anos aprendendo a surfar
Raul Kai, 5 anos, concentrado na aula de surfe, na escola de surfe @threebrotherssurf, em Camburi, litoral norte de SP - @Deckfilmes

Que possamos ter um ano incrível e que nossos atletas possam continuar passando essa imagem de que o surfe é um esporte saudável, que competir é opcional e que ninguém é inimigo de ninguém.

Tenho certeza que esse ano será um show de surfe e talvez o melhor e mais competitivo ano que já tivemos.

Façam suas apostas e vamos torcer para nosso time trazer o hepta campeonato mundial.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.