Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

O surfe brasileiro em destaque e seus desafios

Como iremos aproveitar esse momento e nos manter no topo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o primeiro título mundial em 2014 muita coisa aconteceu, com competidores incríveis o Brasil continua se destacando e vem provando que com dedicação e talento as coisas acontecem.

João Chianca acaba de ganhar sua primeira etapa na elite do surfe mundial em Portugal. O sonho daquele menino se realizou e foi lindo ver a sua comemoração. Foi o momento que todos os envolvidos naquela conquista puderam respirar e ter a certeza que o esforço valeu a pena.

Sabemos como é difícil chegar na elite do surfe mundial e quanto as famílias se dedicam e sofrem para conciliar tudo que envolve esse desafio.

Precisamos nos organizar e aproveitar esse momento. Os objetivos são formar campeões, surfistas e pessoas do bem, não necessariamente nessa ordem.

Olhando para esse cenário aconteceu nos dias 11 e 12 de março o 2º Equlibriza Surf Grommets, campeonato dedicado exclusivamente aos pequenos. Com categorias sub 6, sub 8, sub 10 e sub 12 trouxeram o futuro do surfe paulista para dois dias de competição, diversão e união das famílias na Praia de Pernambuco no Guarujá.

cartaz com apoidores e patrocinadores
cartaz do evetno - @rodrigonattan

Aqui no Brasil é difícil encontrar campeonatos para os pequenos, começando a ter mais opções para a categoria sub 12. Mas com os pequenos iniciando cada vez mais cedo no esporte é preciso olhar com carinho e atenção para esse novo cenário.

Países como Estados Unidos e Austrália já possuem há algum tempo a cultura do surfe. Famílias inteiras de surfistas passando de geração para geração o real espírito do surfe.

O nosso momento é ótimo e falar das categorias de base é necessário, não só pelo objetivo de formar campeões, mas para sentir a felicidade em seu estado mais puro. Ver as crianças brincando e se relacionando é um aprendizado para todos os adultos.

As famílias reunidas na praia trocando experiencias, se apoiando e entendendo que independentemente se formaremos ou não campeões, esses momentos serão eternizados em nossas vidas e na deles. Aprenderão a ganhar, perder e a decidir até onde querem ir como competidores ou surfistas de alma.

crianças posam para a foto na praia
Futuro do surfe paulista. Matheus Jhones, Caique Azzi, João Vitor Braga, Raul Romero, Vini Palma, Maria Clara, João Lucas e Lucca carpinelli.

Eventos como o 2º Equilibriza Surf Grommets mostra o tamanho do impacto positivo para todos os envolvidos e também para quem apenas caminhava pela praia. Era impossível passar e não notar a energia dos pequenos. Realmente foi um evento incrível de acompanhar.

É preciso olhar para a base para não perdermos essa onda.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.