Na Pinta do Surfe

O universo do esporte e suas particularidades

Na Pinta do Surfe - Marcus Romero
Marcus Romero
Descrição de chapéu surfe

Australianos dominam etapa de surfe em Bells Beach

Final masculina e feminina foram exclusivamente dos australianos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A etapa de Bells Beach aconteceu em ondas medianas e foi dominada pelos australianos. Na semifinal feminina eram 4 atletas e na final masculina 2 atletas todos eles australianos.

O título da etapa ficou para Ethan Ewing e Tyler Wright.

Ethan surfou em casa e com um surfe polido e competitivo, avançou em suas baterias sem dar chances aos seus adversários. Com o título da etapa Ethan assumiu a 4ª posição do ranking.

surfista em pé em sua prancha de surfe aplicada uma manobra
Ethan Ewing rasgando em mais uma onda em Bells Beach - World Surf League

Mesmo perdendo nas oitavas de final o brasileiro João Chianca assumiu a liderança do ranking. João faz um ano incrível e parece estar adaptado ao circuito. É muito bom ver um brasileiro que acabou de chegar no circuito mundial alcançar essa posição. João é merecedor pois trabalha muito, é um garoto bacana e de bem com a vida. Traz com ele não só um surfe de primeira linha, mas também o real espírito do surfe.

Essa etapa gerou algumas discussões sobre as notas aplicadas e a principal discordância veio nas quartas de final entre Filipe Toledo e Jackson Baker. Faltando pouco tempo para acabar a bateria o australiano pegou uma onda e tirou uma nota 9. O problema é que na comparação com outras ondas ficou claro que essa onda foi super valorizada. Com isso, Filipe ficou precisando de um 6,91 para virar a bateria. Nos segundos finais, Filipe conseguiu uma onda e surfou tudo o que a onda oferecia. A nota demorou demais para sair, deu tempo de Filipe voltar para a escadaria de Bells onde chegou indignado com a nota dada para o australiano.

Reclamou e fez questão de olhar para a câmera e dizer em inglês: Nine? Nine?

Após uma longa espera a nota 7 apareceu e Filipe acabou virando a bateria, será que a pressão surtiu efeito?

Aliviado mas ainda bem incomodado fez questão de virar em direção aos juízes e aplaudir, olhou para câmera e disse: Keep trying.

A WSL faz um excelente trabalho com muitos acertos e impulsionando o surfe e a imagem da marca. É preciso ter cuidado principalmente no critério de julgamento, não pode existir um espaço tão grande para esse tipo de discussão.

Tenho certeza que houve uma conversa interna após o ocorrido e estão atentos para que problemas assim sejam minimizados.

No feminino Tyler Wright foi a campeã e presenteou com a vitória o irmão Owen Wright que se aposentou nessa mesma etapa.

surfista executando uma manobra e expirando água
Tyler Wright aplica uma rasgada com potência em Bells Beach - World Surf League

Tyler ocupa a segunda posição do ranking.

O Troféu de Bells é lindíssimo e tem a particularidade de ter um sino que toca de verdade.

campeões e seus troféus
Os campeões e seus lindos troféus. - World Surf League

Todo surfista profissional sonha em levantar e balançar esse troféu. Quando os vencedores tocaram os sinos isso demonstrou quem foram os campeões, mas também tocaram como alerta aos competidores, pois a próxima etapa será em Margareth River entre os dias 20 e 30 de Abril e será a última etapa antes do primeiro corte do ano. Então se preparem, será com certeza uma etapa disputadíssima e emocionante.

Aloha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.