Nação churrasqueira

Muito churrasco, carnes e dicas gastronômicas

Nação churrasqueira - Larissa Morales
Larissa Morales

São seis anos quebrando tabus no universo do churrasco

Nem na faculdade de gastronomia aprendi sobre churrasco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São seis anos neste universo majoritariamente masculino, quebrando tabus e com direito a muitos haters!

Minha história no churrasco começou de forma cômica. Meu pai empanava a carne no sal grosso, aquela bela picanha vermelhinha ficava acinzentada e extremamente salgada. Todos comiam aquela picanha com 1 litro de água do lado. E como sempre gostei de comer bem, comecei a tomar as rédeas do churrasco em casa.

Na nossa família tudo era motivo para churrasco, dia das mães, aniversários, dia dos pais e até no meu casamento foi churrasco. Tive bastante tempo para treinar!

Mas, mesmo fazendo faculdade de gastronomia, aprendi muito pouco sobre carnes e menos ainda sobre churrasco.

Mulher prepara costela para assar
Mulher prepara costela para assar - Larissa Morales

Quando minha filha era uma bebê de colo, comecei a usar o Instagram e me deparei com cortes de carnes e preparos que nunca tinha visto e nem imaginado que era possível fazer grelhado, como o miolo de acém por exemplo, hoje meu segundo corte preferido, perdendo para a fraldinha.

Foi amor à primeira vista: churrasqueiras como a parrilla, preparos diversos na grelha, defumados em pit smokers. Era tanta novidade que eu queria experimentar de tudo um pouco e comecei a reproduzir o que via nas redes sociais em minha casa.

E conforme fazia meus preparos resolvi compartilhar essas experiências, meus inscritos foram crescendo aos poucos. Uma mulher à frente do churrasco era no mínimo inusitado e chamava a atenção.

Fiz alguns cursos na área, comprei umas porções de livros e a paixão só crescia!

O que era um hobby se tornou profissão, meu marido e eu pegamos câmeras emprestadas do pai, da tia, celulares de baixíssima qualidade, soft box caseira feita de papelão e com a cara e a coragem surgiu o primeiro canal de churrasco apresentado por uma mulher, o Larica na Brasa.

Enfrentei muitos machos escrotos que diziam que meu lugar era no fogão, ou que na verdade quem fazia o churrasco era meu marido e eu apenas apresentava. Na verdade, até hoje aparece um ou outro, mas a Nação Churrasqueira (como chamo meus seguidores) toma minhas dores e me defende ferozmente!

Conforme os anos foram passando, aprimorei meus conhecimentos e ganhei notoriedade.

Pude ir até o Uruguai conhecer de perto as criações de gado, os pastos e os frigoríficos, uma imersão no mundo das carnes, onde aprendi desde a genética até o produto final que chega em nossa casa, do pasto à mesa.

Fui convidada para treinar equipes em redes de supermercados, participar como assadora em festivais de churrasco, ministrar workshops presenciais e curso online em plataforma de ensino e apresentei outros dois canais de YT neste segmento. Assim como colunista aqui da Folha, que faço com muito gosto e encho a boca para me apresentar como tal!

Churrasco no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre - Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress

Consegui com muito orgulho construir o Espaço Larica na Brasa, onde faço todas as gravações de conteúdo para as redes sociais e também é um local para ministrar cursos presenciais e eventos.

Inclusive a primeira turma será um curso de churrasco básico só para mulheres, com duração de 3h no dia 18/03/23. A intenção é criar um ambiente acolhedor, onde você mulher se sinta à vontade para tirar suas dúvidas, quaisquer que sejam.

Para mais informações acesse o site www.laricanabrasa.com.br/cursos-presenciais

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.