Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Troféu Audálio Dantas homenageia jornalistas em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo

Evento, em 6 de junho, exalta profissionais por trabalhos relacionados a injustiças sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A quarta edição do Troféu Audálio Dantas será dedicada a jornalistas reconhecidos por seus trabalhos em temas de injustiça social. Com destaque para a "indignação, coragem, esperança", a cerimônia acontece no dia 6 de junho, a partir das 19h, em auditório na Câmara Municipal de São Paulo.

Jornalista Audálio Dantas, senhor com óculos e cabelos brancos, veste jaqueta cinza e sorri discretamente ao olhar para o lado
Audálio Dantas em coquetel para o lançamento do 58º Prêmio Jabuti, em 2016 - Bruno Poletti/Folhapress

Os homenageados são Bruno Paes Manso, coautor do livro "A Guerra: A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil"; Juliana Dal Piva, autora do livro "O Negócio do Jair: A História Proibida do Clã Bolsonaro"; Leonardo Sakamoto, fundador da ONG Repórter Brasil, dedicada a noticiar violações de direitos humanos; Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades, voltado a cobrir histórias da periferia; e Valmir Salaro, repórter especial do Fantástico (TV Globo), que protagoniza o documentário "Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado".

Gregório Duvivier, cofundador do coletivo Porta dos Fundos e apresentador do programa Greg News (HBO), também receberá o troféu.

A primeira edição do prêmio homenageou o próprio Audálio Dantas, conhecido como o repórter que revelou Carolina Maria de Jesus e participou do ato ecumênico por Vladmir Herzog, em 1975. O troféu —escultura de Roger Matua a partir de um desenho de Laerte— recebeu o nome do jornalista após sua morte, em 2018.

Com curadoria da família Kunc Dantas e da Oboré Projetos Especiais, o evento celebrará também o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, e o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, 7 de junho.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.