Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Conheça os participantes do 8º Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha

A oitava edição do programa teve início no dia 28 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esses são os 15 escolhidos entre 761 inscritos para o 8º Programa de Treinamento em Jornalismo de Ciência e Saúde da Folha, que conta com o apoio do Instituto Serrapilheira, do Laboratório Roche e da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Imagem mostra montagem com as fotos dos participantes do novo programa de treinamento da Folha. No alto, Amanda Panteri, 26, André Derviche, 21, Giselle Soares Menezes Silva, 37, Daniel Batista, 25, e Isabela Bernardes, 22; no meio, José Higídio, 21, Vivian Teixeira, 35, Caio Moraes Reis, 28, Renata Naganime, 43, e Marcos Hermanson Pomar, 25; abaixo, Luana Lisboa, 22, Isabella Pepe Razzolini, 27, Breno Antunes, 22, Julia Ganzer Estanislau, 21 e Isabela Eichhorn, 23
No alto, Amanda Panteri, 26, André Derviche, 21, Giselle Soares Menezes Silva, 37, Daniel Batista, 25, e Isabela Bernardes, 22; no meio, José Higídio, 21, Vivian Teixeira, 35, Caio Moraes Reis, 28, Renata Naganime, 43, e Marcos Hermanson Pomar, 25; abaixo, Luana Lisboa, 22, Isabella Pepe Razzolini, 27, Breno Antunes, 22, Julia Ganzer Estanislau, 21 e Isabela Eichhorn, 23 - Arquivo Pessoal

Conheça os participantes:

Formada em relações internacionais pela USP, Isabella Farinelli Eichhorn, 23, palmeirense e ex-bailarina, trabalha para o governo britânico apoiando empresas de saúde no Brasil.

Ao escolher jornalismo, Marcos Hermanson, 26, seguiu a carreira do pai. Formado há dois anos na USP, trabalha no portal independente O Joio e o Trigo, onde escreve sobre alimentação.

A paulistana Isabella Pepe Razzolini, 27, vive em Roma desde janeiro, onde é estagiária no Programa Mundial de Alimentos da ONU. Cientista social, fez pós-graduação em antropologia e saúde global na Bélgica e na Suécia.

Amanda Panteri, 26, começou sua carreira no jornalismo cobrindo saúde e bem estar. De tanto escrever a respeito, incorporou atividades físicas e vários hábitos saudáveis em sua rotina.

No Cebrap, Renata Nagamine, 43, pesquisa a intersecção de comunicação, religião e direito nas ciências sociais. É doutora em direito internacional.

Breno Antunes da Luz tem 22 anos, 17 passados em Ponta Grossa (PR). Só seguiu rumo a Curitiba para estudar jornalismo. Queria trabalhar com esporte até conhecer a divulgação científica, que vê como ferramenta de transformação da realidade.

No final do curso de jornalismo da USP, André Derviche, 21, são-paulino, escrevia sobre temas urbanos para o Grupo Bandeirantes. Escolheu o jornalismo porque gosta de investigações com impacto social.

Quando criança no oeste paulista, José Higídio, 21, queria ser músico. Integrou o Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão social, onde aprendeu a tocar percussão. Recém-graduado em jornalismo, trabalha no ConJur, veículo de informação sobre direito e Justiça.

A cearense Giselle Soares Menezes Silva, 37, jornalista e bailarina, vive em São Paulo desde o ano passado com o marido e os cachorros Galileu e Lola. É doutoranda na Unicamp em política científica e tecnológica.

Vivian Faria, 35, passou a adolescência na Suécia por causa do trabalho do pai. Mora em Curitiba, onde edita uma revista de arquitetura. Para ela, o melhor do jornalismo é a chance de conhecer gente diferente.

Julia Ganzer Estanislau conta que tinha 12 anos quando viu William Bonner na TV e pensou: "Deve ser legal fazer isso". Chegou ao jornalismo após passagem pelo curso de história da arte. Aos 22, edita ciência na empresa júnior de jornalismo da USP.

O "espírito de passarinho" levou Isabela Bernardes, 22, a fazer uma parte da graduação em Portugal. Formada em jornalismo, é repórter no Estado de Minas, cobrindo assuntos urbanos e cotidianos.

O sociólogo Caio Moraes Reis, 28, pesquisa a morte de pessoas em situação de rua em São Paulo durante a pandemia. Com o treinamento, pretende unir ciência e comunicação.

Daniel Batista, 25, trocou São Vicente (SP) por Pelotas (RS) para cursar jornalismo. Formado em 2021, trabalhou em jornais locais. Quer aperfeiçoar seu trabalho na cobertura de ciência e saúde.


Luana Lisboa Teixeira, 22, nasceu em Maceió e foi criada em Salvador. Faz jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Cobriu a pandemia no seu primeiro estágio em jornal diário. Também tem experiência em rádio e portais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.