Novo em Folha

Programa de Treinamento

Novo em Folha - Editoria de treinamento
Editoria de treinamento

Podcast Américas discute escândalo de corrupção no Uruguai

Os jornalistas Sylvia Colombo e Sebastián Fest ainda trazem detalhes da eleição argentina e da nova Constituição chilena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No episódio desta semana do Podcast Américas, os jornalistas Sylvia Colombo, colunista da Folha, e Sebastián Fest, correspondente em Buenos Aires do jornal espanhol El Mundo, explicam e analisam o escândalo de corrupção que expôs dois ministérios no Uruguai, presidido por Luis Lacalle Pou.

Procurado por vários países, o narcotraficante uruguaio Sebastián Marset causou um furacão no governo, levando à renúncia e ao afastamento de ministros e secretários. O caso veio a público após a divulgação de áudios de uma conversa entre o então chanceler Francisco Bustillo e sua assessora, Carolina Ache.

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, deixa Palácio do Itamaraty, em Brasília, após encontro com líderes sul-americanos, em maio de 2023
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, deixa Palácio do Itamaraty, em Brasília, após encontro com líderes sul-americanos, em maio de 2023 - Ueslei Marcelino - 30.mai.23/Reuters

Ambos tentavam encontrar uma maneira de esconder que o Ministério das Relações Exteriores havia pressionado o do Interior para que se produzisse de modo "express" um passaporte para um uruguaio "em apuros" em Dubai.

O programa também traz os últimos movimentos dos candidatos Sergio Massa e Javier Milei, às vésperas da eleição argentina mais esperada dos últimos tempos, e comenta as dificuldades para a aprovação da nova Constituição chilena.

O podcast, transmitido em espanhol, é uma boa oportunidade para jornalistas e demais interessados em entender melhor a região e de conhecer mais o idioma usado em quase toda América Latina, tendo o Brasil como uma das exceções.

O programa traz, toda semana, três temas para o debate, em geral com material de apuração própria, e entrevistas com protagonistas da notícia, como presidentes, candidatos, chanceleres e analistas.

Ouça o episódio abaixo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.