O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro

Subutilizado no Barcelona, campeão do mundo confronta torcida na rua

Zagueiro francês Umtiti irritou-se quando fãs da equipe espanhola bloquearam o caminho de seu carro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Titular da França campeã mundial na Rússia, em 2018, Samuel Umtiti, então um dos zagueiros mais prestigiados do mundo, vivenciou uma queda vertiginosa em sua carreira.

Com problemas no joelho esquerdo, passou quatro períodos depois da Copa do Mundo –dois em 2018, um em 2019 e um em 2020, num total de mais de nove meses– no departamento médico do Barcelona.

Isso limitou sua participação nas partidas da equipe catalã. Nas temporadas de 2016/17, sua primeira da Espanha, e 2017/18, participou de 87 jogos. Nas três seguintes, de 56.

Na atual, que se aproxima da metade, o joelho ainda não incomodou, porém Umtiti virou reserva (os zagueiros usados têm sido Piqué, Araújo, Lenglet e Eric García). Esteve em campo em somente quatro jogos (três amistosos e o Troféu Joan Gamper), começando dois deles.

Samuel Umtiti, zagueiro reserva do Barcelona, gesticula no aquecimento para a partida contra o Espanhol, em Madri, contra o Atlético
Samuel Umtiti, zagueiro reserva do Barcelona, no aquecimento para a partida contra o Espanhol, em Madri, contra o Atlético - Susana Vera - 2.out.2021/Reuters

A fase de baixa não o impediu de ser visado por torcedores do Barcelona.

Muitos deles estão insatisfeitos com a permanência do beque canhoto de 28 anos e 1,82 m, nascido na República dos Camarões, que não quis ser negociado.

Se ele saísse, contribuiria para o clube a ter uma condição financeira melhor, o que poderia ajudar a manter o ídolo Messi, que se transferiu no meio do ano para o Paris Saint-Germain.

Em meio a essa situação de desconforto, um vídeo que circulou em algumas mídias mostra Umtiti em um confronto verbal com fãs do Barcelona na saída de um treinamento nesta semana.

Três deles se posicionaram na frente do carro de luxo do atleta, impedindo seu avanço. Eles pulavam e gritavam "Umtiti". Um deles, o mais exaltado, bateu com as mãos no capô e saltou sobre ele.

Aparentemente, não estavam sendo ofensivos, querendo atenção, fotos e autógrafos.

Umtiti, contudo, ficou irritado. Com os vidros fechados, buzinou algumas vezes. Como os torcedores não se afastavam, avançou com saíam, avançou com o carro sobre eles, que então abriram espaço.

O jogador deu uma acelerada, parou alguns metros adiante e, semblante fechado, dirigiu-se aos três rapazes.

Um deles posicionou-se ao lado dele e, ignorando sua contrariedade, tirou uma selfie. Outro, percebendo o mau humor do zagueiro, afirmou: "Não fique chateado, cara".

Aborrecido, Umtiti deu-lhes um pequeno sermão, em espanhol: "Escutem. Vocês pagam pelo meu carro? Por que encostam nele? Respeito. Sabem o que é respeito?".

Mensagem passada, ele voltou para o carro. Sua lição sobre respeito, porém, não foi assimilada por todos.

Antes que Umtiti partisse, um torcedor bateu com a mão na porta do veículo, requerendo novamente a atenção do jogador. Não conseguiu.

Sétimo colocado no Campeonato Espanhol, 13 pontos atrás do líder (Real Madrid), o Barcelona jogará neste sábado (4), em casa, contra o Betis (quinto colocado), e Umtiti deve, como tem sido praxe, esquentar o banco de reservas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.