O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

Qatar paga torcedores para fazer propaganda positiva na Copa

Organização contrata 'líderes de fãs', que terão passagem e hospedagem grátis, para atuar nas redes sociais

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O comitê organizador da Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 20 deste mês, recorrerá a torcedores das seleções participantes para fazer publicidade positiva da competição e reportar conteúdo negativo.

Eles terão, segundo a agência de notícias Reuters, passagens aéreas e hospedagem pagas pelos organizadores e, em retribuição, terão a função de, nas redes sociais, tecer comentários favoráveis em publicações referentes ao primeiro Mundial no Oriente Médio.

Pessoa com trajes árabes na cor branca registra em celular a Flag Plaza (praça das Bandeiras), uma das atrações turísticas de Doha, a capital do Qatar, país-sede da Copa do Mundo de 2022
A Flag Plaza (praça das Bandeiras) é uma das atrações turísticas de Doha, a capital do Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022; comitê organizador incentiva fãs contratados a enaltecer nas redes sociais o que o país oferece - Hamad I Mohammed - 5.out.2022/Reuters

Sem fornecer o custo da empreitada, a organização da Copa confirmou a informação depois que a emissora NOS (rádio e TV), da Holanda, noticiou que 50 torcedores do país europeu terão despesas bancadas para acompanhar o torneio, que termina no dia 18 de dezembro.

De acordo com o comitê organizador, os torcedores não devem agir como "porta-vozes" do país-sede, porém "obviamente não é apropriado depreciar o Qatar, o comitê ou a Copa do Mundo".

Pelo privilégio de acompanhar "in loco" uma das mais prestigiosas competições esportivas que existem –a outra são os Jogos Olímpicos–, com audiência superior a 3 bilhões de pessoas, esses torcedores estarão sob contrato.

Há uma espécie de código de conduta que eles terão de seguir até o começo de dezembro, quando poderão escolher prosseguir no país asiático, para a fase de mata-matas, ou regressar ao ponto de origem.

Entre as atribuições desses torcedores está a de denunciar ao comitê organizador "qualquer comentário ofensivo, degradante ou abusivo" que envolva o nome do Qatar, com captura de tela, para que as autoridades possam avaliar quais medidas tomar.

Publicações positivas de terceiros, por seu lado, devem receber "likes" e serem amplamente compartilhadas.

Banner com a imagem de La'eeb, mascote da Copa do Qatar, abraçada à Taça Fifa, enfeita praia de Doha; ao fundo, duas pessoas vestidas de branco e duas palmeiras
La'eeb, mascote da Copa do Qatar, enfeita praia de Doha; Mundial de futebol começa no dia 20 de novembro - Gabriel Bouys - 3.nov.2022/AFP

O Qatar, com a proximidade da Copa, tenta melhorar a imagem do país, arranhado por denúncias de ONGs acerca da exploração de trabalho imigrante na construção de instalações relacionadas ao Mundial e também de crimes contra pessoas LGBTQIA+.

A NOS conversou com dois torcedores que disseram ter sido selecionados como "líderes de fãs" e incumbidos de selecionar os demais para a viagem "na faixa". Haveria ainda uma diária individual de US$ 68 (R$ 348) para gastos gerais.

Os organizadores do Mundial afirmam possuir um programa de "Fan Leaders" em 60 países, com cerca de 400 fãs e influenciadores digitais que ofereceram "conhecimento, pesquisas, criação de conteúdo e amplificação de mensagens" para a competição.

A quantidade de torcedores envolvidos nessa ação da organização pode chegar a 1.600, de acordo com a agência Associated Press, o que representa média de 50 por país participante. Esse número não foi confirmado pelo comitê organizador.

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