O comitê organizador da Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 20 deste mês, recorrerá a torcedores das seleções participantes para fazer publicidade positiva da competição e reportar conteúdo negativo.
Eles terão, segundo a agência de notícias Reuters, passagens aéreas e hospedagem pagas pelos organizadores e, em retribuição, terão a função de, nas redes sociais, tecer comentários favoráveis em publicações referentes ao primeiro Mundial no Oriente Médio.
Sem fornecer o custo da empreitada, a organização da Copa confirmou a informação depois que a emissora NOS (rádio e TV), da Holanda, noticiou que 50 torcedores do país europeu terão despesas bancadas para acompanhar o torneio, que termina no dia 18 de dezembro.
De acordo com o comitê organizador, os torcedores não devem agir como "porta-vozes" do país-sede, porém "obviamente não é apropriado depreciar o Qatar, o comitê ou a Copa do Mundo".
Pelo privilégio de acompanhar "in loco" uma das mais prestigiosas competições esportivas que existem –a outra são os Jogos Olímpicos–, com audiência superior a 3 bilhões de pessoas, esses torcedores estarão sob contrato.
Há uma espécie de código de conduta que eles terão de seguir até o começo de dezembro, quando poderão escolher prosseguir no país asiático, para a fase de mata-matas, ou regressar ao ponto de origem.
Entre as atribuições desses torcedores está a de denunciar ao comitê organizador "qualquer comentário ofensivo, degradante ou abusivo" que envolva o nome do Qatar, com captura de tela, para que as autoridades possam avaliar quais medidas tomar.
Publicações positivas de terceiros, por seu lado, devem receber "likes" e serem amplamente compartilhadas.
O Qatar, com a proximidade da Copa, tenta melhorar a imagem do país, arranhado por denúncias de ONGs acerca da exploração de trabalho imigrante na construção de instalações relacionadas ao Mundial e também de crimes contra pessoas LGBTQIA+.
A NOS conversou com dois torcedores que disseram ter sido selecionados como "líderes de fãs" e incumbidos de selecionar os demais para a viagem "na faixa". Haveria ainda uma diária individual de US$ 68 (R$ 348) para gastos gerais.
Os organizadores do Mundial afirmam possuir um programa de "Fan Leaders" em 60 países, com cerca de 400 fãs e influenciadores digitais que ofereceram "conhecimento, pesquisas, criação de conteúdo e amplificação de mensagens" para a competição.
A quantidade de torcedores envolvidos nessa ação da organização pode chegar a 1.600, de acordo com a agência Associated Press, o que representa média de 50 por país participante. Esse número não foi confirmado pelo comitê organizador.
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