Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Descrição de chapéu União Europeia

7 de setembro em Lisboa terá orquestra no jardim da Torre de Belém

Filarmônica de Minas Gerais fará concerto para os 200 anos da Independência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A festa do bicentenário da Independência brasileira em Lisboa terá como ponto alto uma apresentação da premiada Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Os músicos farão um concerto grátis no jardim de um dos principais cartões postais da cidade: a Torre de Belém.

O show começa às 21h e será regido pelo maestro Fabio Mechetti.

A apresentação também está inserida no projeto "Lisboa na Rua", que leva espetáculos culturais para espaços abertos na cidade. Para apresentar um panorama da música do Brasil ao público português, o show terá diversos ritmos da cultura brasileira, com vários estilos e influências.

Imagem da Torre de Belém, uma construção manuelina em cores claras, em meio às águas do rio Tejo. A foto tem ainda alguns turistas em torno do ponto turístico
Jardim da Torre de Belém terá apresentação especial da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais no dia do bicentenário da Independência do Brasil - Lalo de Almeida 07.nov.2017 /Folhapress

O repertório terá obras de artistas como Alberto Nepomuceno e Carlos Gomes. De autoria de dom Pedro , o Hino da Independência também fará parte do show.

O lado compositor do primeiro imperador brasileiro, aliás, vem sendo explorado pela orquestra, que lança, também por ocasião do bicentenário da Independência, um álbum especial só com as composições do monarca.

A turnê da Filarmônica em Portugal tem ainda outras três apresentações em setembro: no Porto (6), em Lisboa (8) e em Coimbra (9).

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Data: 17/10/2019Local: Belo Horizonte, MG - Sala Minas Gerais Foto: Eugenio Savio/Orquestra Filarmonica de Minas Gerais
Músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Eugenio Savio/Orquestra Filarmonica de Minas Gerais

"Levaremos ao nosso país irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfônica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes dentre os pianistas brasileiros. Os concertos não só levarão o nome do Brasil e de Minas Gerais à Europa, mas consolidarão o trabalho que a Filarmônica vem fazendo há quase quinze anos, como algo que representa o melhor da cultura brasileira", diz o maestro Fabio Mechetti.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.