Ora Pois

Um olhar brasileiro sobre Portugal

Artista português faz instalações contra abusos sexuais na Igreja

Bordalo II espalhou obras, já retiradas, por igrejas em Portugal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em um momento em que uma comissão independente investiga situações de assédio sexual contra menores Igreja Católica de Portugal, o artista plástico Bordalo II realizou uma série de intervenções artísticas para chamar a atenção para o problema.

As obras, que incluíram uma cruz recoberta por bichos de pelúcia e uma placa com um religioso comandando crianças como marionetes, foram instaladas no fim de outubro em igrejas de Portugal. As intervenções acabaram retiradas pouco depois.

A instalação efêmera recebeu o nome de "Cruzes, Credo, Canhoto", e teve imagens divulgadas nas redes sociais do artista.

Um boneco infantil em forma de bebê aparece com uma coroa de espinhos e crucificado, em instalação artística que protesta contra abusos sexuais na igreja católica em Portugal
Instalação em igreja de Portugal chama a atenção para as investigações de abuso sexual infantil na Igreja Católica do país - Reprodução/Instagram

"À semelhança do que acredito ser o dever da sociedade, também nós artistas temos que usar a nossa voz para defendermos aquilo que está certo e aqueles que não se conseguem defender. Temos que adotar uma atitude crítica, principalmente em temas tabu como este [abuso sexual de menores] e ser parte ativa da mudança", escreveu.

Em seu último balanço, a comissão independente afirmou que já havia validado 424 depoimentos de abusos na Igreja Católica de Portugal.

Nascido em Lisboa em 1987, Artur Bordalo usa o nome artístico Bordalo II em homenagem ao avô, Real Bordalo (1925-2017), também artista plástico.

Bordalo II ganhou destaque em Portugal e em outros países com suas grandes e coloridas esculturas, feitas com materiais que iriam para o lixo.

Na primeira semana de novembro, o artista divulgou mais uma série de intervenções provocadoras. Agora, chamando a atenção para o problema da violência doméstica e contra as mulheres em Portugal.

As obras foram instaladas no Campus da Justiça em Lisboa.

Artista Bordalo II fez intervenções no Campo da Justiça, em Lisboa, para chamar a atenção para a violência doméstica contra mulheres
Artista Bordalo II fez intervenções no Campus da Justiça, em Lisboa, para chamar a atenção para a violência doméstica contra mulheres - Reprodução/Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.