Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito
Descrição de chapéu oriente médio

Comida e dança palestina são destaques da Festa do Imigrante

Evento no Museu da Imigração do Estado de São Paulo vai de 17 a 19 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo inaugura nesta sexta-feira (17) a 26ª edição da Festa do Imigrante. O evento celebra os diferentes povos que, nos últimos séculos, participaram da construção do Brasil. Haverá representantes de 43 nações, entre os quais Palestina, Síria, Líbano e Egito.

A última edição, de 2020, foi realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19. Neste ano, a festa vai ser presencial. Segundo a organização, os protocolos sanitários serão respeitados, incluindo a exigência de comprovante de vacinação na entrada.

Vista aérea da Festa do Imigrante mostra o público caminhando entre as barracas da exposição.
Edição de 2017 da Festa do Imigrante, que também contou com danças e comidas típicas - Rodrigo Lopes/Divulgação

O calendário completo está no site. Este Orientalíssimo blog se interessa, em especial, pela programação que envolve a comunidade árabe. O Brasil, que recebeu multidões de imigrantes do Oriente Médio a partir de 1870, tem hoje a maior diáspora árabe do mundo.

Na sexta-feira às 12h, haverá uma apresentação da banda sírio-palestina Nahawand. No sábado às 11h30 vai ter mais música palestina, e está prevista para as 13h uma apresentação de um grupo de países árabes. No domingo, o evento conta com música marroquina às 11h30 e dança libanesa às 13h30.

A Festa do Imigrante vai servir também comida de um cardápio variado de países, incluindo Egito, Palestina e Síria. Na sexta-feira às 16h, uma oficina gastronômica vai ensinar a preparar o charutinho de uva, tradicional da região do Levante.

O evento ocorre de 17 a 19 de dezembro das 10h às 18h. É necessário comprar ingresso, que custa R$ 10. Há a opção de meia entrada para professores e idosos. O Museu da Imigração fica na rua Visconde de Parnaíba, 1316, na cidade de São Paulo.

Para quem prefere ficar em casa, este Orientalíssimo blog tem outra sugestão: a exposição virtual Brasil-Líbano +140 anos, que comemora a presença libanesa no Brasil. O evento foi idealizado por Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano. Participou, também, o brasilibanês Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik do Líbano.

Segundo a agência de notícias Brasil-Líbano, a exposição virtual conta com mapas, fotografias, selos e bilhetes da loteria federal emitidos em datas comemorativas da presença libanesa no Brasil. Há também uma escultura no formato do mapa do Brasil com o cedro do Líbano dentro, representando a acolhida aos migrantes levantinos no final do século 19.

Bilhete de loteria mostra bandeira do Brasil ao lado de um cedro libanês
Bilhete de loteria de 2005 celebra a presença libanesa no Brasil - Associação Cultural Brasil-Líbano/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.