Orientalíssimo

Orientalíssimo - Diogo Bercito
Diogo Bercito

Curso online sobre o Qatar, que sedia a Copa, trata de história e futebol no Golfo

As aulas serão realizadas pelo Zoom nos dias 24 e 31 de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Começa em 20 de novembro a primeira edição da Copa do Mundo sediada no Oriente Médio. Como os torcedores de futebol de todo o mundo estarão de olho no Qatar, o evento será uma oportunidade inédita para conhecer melhor esse país de cultura árabe e islâmica que ainda é pouco estudado – historiadores da região costumam privilegiar lugares como Egito, Iraque, Líbano e Palestina, escanteando o Golfo.

Para quem quer se preparar para ir além da bola e do gol, o Gepom (Grupo de Estudos do Oriente Médio) está oferecendo um mini-curso virtual sobre o Qatar. Serão duas aulas – em 24 e 31 de outubro – das 19h às 20h30 com os professores Muna Omran e Andrew Traumann por meio da plataforma de vídeos Zoom. Os preços para participar vão de R$ 130 a R$ 200, valores que podem ser parcelados em até 12 vezes.

O curso do Gepom deve abordar a história do país, o papel do petróleo em seu enriquecimento, seus meandros políticos e, afinal, como tudo isso se mistura com o futebol. Esse contexto é fundamental para entender melhor todas as controvérsias em torno da Copa do Qatar, realizada em meio a denúncias de corrupção e de abuso da mão de obra imigrante – que não podem sair de pauta. Para inscrições e mais informações, é necessário escrever para contato@gepom.com.br.

De costas para o fotógrafo, um grupo de mulheres com crianças de colo observa uma placa anunciando a Copa do Qatar; está de noite
Pedestres passam diante da placa da Copa, que começa em novembro - Jewel SAMAD/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.