Que imposto é esse

Reforma tributária para leigos e especialistas; com apoio de Samambaia.org

Que imposto é esse - Eduardo Cucolo
Eduardo Cucolo

Fim da cumulatividade é o maior de todos os incentivos fiscais, diz CCiF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A não cumulatividade plena prevista na regulamentação da reforma tributária é o maior de todos os incentivos fiscais, segundo o professor da FGV Eurico de Santi, diretor do CCiF (Centro de Cidadania Fiscal).

"Eu tenho um problema em relação a imunidades e isenções. Se for no meio da cadeia ela anula o crédito, torna o sistema cumulativo", afirmou o professor durante evento sobre a reforma realizado pela Fiesp (federação das indústrias de São Paulo) nesta segunda (29) —leia aqui sobre o debate.

"A não cumulatividade plena é o maior de todos os incentivos fiscais. Não tem sentido imunidade e isenção, elas acabam atrapalhando a neutralidade."

Uma das pessoas que participaram da elaboração do projeto apresentado na última quarta (24) que regulamenta a reforma, a consultora do BID Melina Rocha afirmou que o texto traz um conceito de não cumulatividade mais amplo do que o utilizado em diversos países.

"Temos uma não cumulatividade ainda maior que os modelos internacionais, que colocam um certo critério. Mesmo empresas em fase pré-operacional vão ter direito a crédito", afirmou a especialista.

Segundo Melina, o pilar principal do novo sistema é a desoneração da cadeia produtiva. E isso só pode ser feito por meio da não cumulatividade.

Outros países, normalmente, colocam uma condição para o crédito, que é a prova de que o bem ou serviço foi utilizado para atividade econômica ou comercial. A emenda constitucional da reforma não colocou critério nenhum, exceto bens de uso e consumo pessoal, que estão no projeto de lei representados por uma lista restrita.

Como lembrou o colunista da Folha Celso Rocha de Barros, em artigo publicado no último fim de semana, um dos principais objetivos da reforma é eliminar o resíduo tributário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.