Saúde Mental

Informação para superar transtornos e dicas para o bem-estar da mente

Saúde Mental - Sílvia Haidar
Sílvia Haidar
Descrição de chapéu Mente Facebook instagram

Vita Alere e Instagram lançam curso gratuito sobre saúde mental nas redes sociais

Conteúdo voltado a profissionais da área ajuda a identificar comportamento tóxico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagem colorida mostra as mãos de um manequim de madeira segurando um celular em que a tela é exibido o aplicativo do Instagram
- Gabriel Cabral/Folhapress
São Paulo

O Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio lança, em parceria com o Instagram, o curso gratuito Bem Estar Digital para profissionais da saúde.

O objetivo é instrumentalizar os trabalhadores da área para identificar e orientar o paciente e seus familiares em relação ao uso de mídias sociais, internet, tecnologias e suas influências para a saúde mental.

O curso é virtual, com todas as aulas gravadas, e é composto por dez módulos: anamnese digital, vulnerabilidades e planos de ajuda, violência online, uso saudável da tecnologia, como lidar com o uso da tecnologia na infância e adolescência, uso problemático de mídias interativas: consequências psicológicas e tratamento na vida real, compreensão clínica do uso de mídia digital, autolesão na internet, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e ética nas redes sociais, dependência tecnológica em crianças e adolescentes.

Além dessas palestras, há dois vídeos extras: como se preparar para o metaverso e autocuidado e uso saudável (para os profissionais).

A inscrição deve ser feita pelo site bemestar.digital. Serão aprovados e receberão certificado todos os que finalizarem o curso e preencherem as avaliações inicial e final. O aluno terá três meses para concluir os conteúdos.

"É fundamental que o profissional se atente à vida digital do paciente, pergunte, avalie e oriente sobre seu uso. É necessário saber se está acontecendo algum tipo de utilização problemática pelo paciente ou pela família ", explica a psicóloga Karen Scavacini, CEO do Vita Alere.

Ao atender uma pessoa, diz Scavacini, o profissional deve incluir em sua anamnese perguntas sobre sua relação com as ferramentas digitais e saber reconhecer sinais físicos, sociais e psicológicos caso essa interação possa estar afetando de alguma forma a saúde mental.

Alguns comportamentos que revelam que há algo errado são quando o paciente fica irritado ao ser questionado sobre o uso dessas ferramentas digitais, quando ele consome conteúdos ou notícias negativas como forma de entretenimento, precisa da validação externa das mídias sociais para se sentir valorizado ou pertencente a um grupo, ou verifica as notificações constantemente, por exemplo.

Natália Paiva, líder de políticas públicas do Instagram na América Latina, explica que o apoio ao curso faz parte da iniciativa A Internet Que a Gente Faz, uma parceria do Instagram e do Facebook com a Contente, plataforma de conteúdo para uma vida digital mais consciente, com a Safernet, associação civil com foco na promoção e defesa dos direitos humanos, e com o próprio Vita Alere.

"A ideia é pensar como podemos ter uma relação mais saudável com a internet", diz.

Paiva lembra que desde dezembro de 2019 o Instagram desenvolve ações nesse sentido, como a Digital Sem Pressão, em parceria com a Safernet e criadores de conteúdo para debater formas positivas de usar as redes sociais.

"Mas há muito mais tempo, dependendo das buscas e do que o usuário escreve na plataforma, o Instagram conecta as pessoas com entidades como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e a Astral (Associação Brasileira de Transtornos Alimentares). Além disso, temos no aplicativo ferramentas de gerenciamento de tempo, de restringir conteúdo danoso e opção de mostrar ou não as curtidas dos posts, por exemplo", ressalta Paiva.

Curso Bem Estar Digital
Formato virtual, com todas as aulas gravadas. Serão aprovados e receberão certificado todos os alunos que finalizarem o curso e preencherem as avaliações
Carga horária 20 horas; aulas gravadas e editadas de até 45 minutos de duração em 11 módulos. Recursos em texto e ebook, biblioteca digital e indicação de livros, séries e filmes
Preço gratuito; inscrições pelo site bemestar.digital

Siga o blog Saúde Mental no Twitter, no Instagram e no Facebook.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.