Sobre Trilhos

Viaje ao passado, conheça o presente e imagine o futuro das ferrovias

Descrição de chapéu transporte público

Trem que ligará estação da CPTM ao aeroporto de Cumbica levará 200 passageiros por viagem

Marcopolo assina contrato com consórcio para produzir People Mover de Guarulhos; serão 3 unidades de 2 carros cada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O consórcio AeroGru, que reúne as empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, assinou contrato com a Marcopolo Rail para a produção de três trens para operar o People Mover do aeroporto internacional de Guarulhos.

O sistema que vai interligar a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ao aeroporto de Guarulhos deve entrar em operação nos primeiros meses de 2024.

Hoje, quem desembarca no terminal 2 do aeroporto precisa pegar um ônibus até a estação de trem da CPTM, distante 2,5 quilômetros.

Trem da Marcopolo Rail, que assinou contrato com consórcio para a produção de composições do People Mover
Trem da Marcopolo Rail, que assinou contrato com consórcio para a produção de composições do People Mover - Divulgação/Marcopolo

Segundo a Marcopolo, o contrato prevê o fornecimento de três veículos para o sistema, compostos por dois carros articulados, com capacidade de transportar 200 passageiros e funcionamento autônomo.

Em fevereiro, o então governador, João Doria (PSDB), que já classificou essa distância entre o terminal e a estação de "bizarro", anunciou o início das obras do sistema de monotrilho, mas os passageiros efetivamente só conseguirão embarcar em 2024, como reportagem da Folha mostrou.

Naquele mês, o TCU (Tribunal de Contas da União) liberou que as obras fossem iniciadas pela GRU Airport, responsável pelo aeroporto e por levar adiante o People Mover.

O investimento total no sistema é de R$ 272 milhões, que serão custeados com recursos da outorga da concessionária —como diz o próprio TCU, com recursos públicos.

O contrato foi assinado no início do mês num evento na sede da empresa, em Caxias do Sul (RS), que contou com a presença do ministro Marcelo Sampaio (Infraestrutura).

Os modelos serão produzidos de agora até julho do ano que vem e, conforme a empresa, terão modernização das linhas externas.

IMBRÓGLIO

Sem o People Mover, quem precisa fazer o trajeto entre Cumbica e a estação da Luz conta atualmente com o expresso da linha 13-Jade.

Só que os terminais do aeroporto ficam distantes da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela concessionária para fazer o deslocamento.

A baldeação acaba aumentando o tempo de viagem. Para ir da estação até o terminal 2, o mais movimentado do aeroporto, o ônibus leva quase 10 minutos.

Além de aumentar o tempo de viagem, há o desconforto dos passageiros que se deslocam para os terminais de terem de levar malas normalmente pesadas pelas escadas e dentro dos coletivos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.