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Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Vagão usado como lanchonete em Poços de Caldas vai para museu no interior de SP

Fabricado há 84 anos, carro de passageiros foi comprado pela Prefeitura de Olímpia, que pretende ampliar circuito de museus da cidade

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Por mais de quatro décadas, ele abrigou uma lanchonete numa praça em Poços de Caldas (MG) e já fazia parte do cenário da cidade turística mineira, até que uma conjunção de fatores fez com que um histórico vagão ferroviário deixasse o local e fosse transferido para o interior paulista.

Utilizado no passado pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, o vagão de madeira de 84 anos, que tinha um dono, deixou Poços após a prefeitura ter solicitado a desocupação do local para melhorias urbanas e devido ao interesse da Prefeitura de Olímpia (a 438 km de São Paulo), também turística, que buscava ampliar seu acervo ferroviário exposto ao público.

Vagão de madeira fabricado há 84 anos, deixou Poços de Caldas e foi levado para Olímpia (SP)
Vagão de madeira fabricado há 84 anos, deixou Poços de Caldas e foi levado para Olímpia (SP) - Divulgação/Prefeitura de Olímpia

A saída de Poços, na última semana de 2022, ocorreu com críticas de moradores, já que, além de terem se acostumado com a visão, o vagão era usado por turistas para registros fotográficos.

Um documento da Mogiana de maio de 1939 mostra que o vagão foi projetado para dez lugares, pesa 15.400 quilos e era um carro de classe especial.

Em Olímpia, ele contribuirá com o acervo da Estação Cultural, que já tinha uma locomotiva exposta. O objetivo é ampliar os atrativos no local e fortalecer o turismo "seco" da cidade paulista, conhecida por suas águas termais e parques que atraíram 3,5 milhões de turistas em 2022.

"Era um desejo da cidade somar carros à maria-fumaça que temos, e agora conseguimos. Após restaurado, a ideia é que dentro dele o turista tenha a vivência de como era ser um passageiro de trem. Além disso, faremos exposições fotográficas", afirmou a secretária do Turismo e Cultura de Olímpia, Priscila Seno Mathias Netto Foresti.

O primeiro ano de visitação do órgão cultural recebeu 12 mil visitas espontâneas, além de 9.000 agendamentos. Um centro gastronômico deve ser inaugurado no local nos próximos meses.

"Tínhamos só o Museu do Folclore, mas agora temos o Museu de Arte Sacra, único no noroeste paulista, e há um ano inauguramos nossa Estação Cultural. E são próximos, formando o circuito dos museus. Tem sido surpreendente a adesão dos turistas no período", disse.

A estação ferroviária de Olímpia não recebe passageiros desde 1968 e ficou fechada 15 anos, até sua reinauguração no final de 2021. Foram investidos R$ 2,37 milhões na recuperação do imóvel, com reforma de dois blocos, além do calçamento externo e da inclusão de obras de acessibilidade.

Inaugurada em 1914 e integrante do trecho operado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a estação já abriga uma locomotiva que antes ficava no Museu do Folclore e que atendeu a cidade no período do transporte do "ouro verde", como o café era chamado.

Agora, o acervo ganha o vagão, que tem como peculiaridade o seu compartimento de passageiros, considerado raro devido à sua estrutura.

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