Sobre Trilhos

Viaje ao passado, conheça o presente e imagine o futuro das ferrovias

Antigo complexo da Fepasa tem plataforma reformada em Jundiaí

Obra faz parte de projeto de revitalização de espaço comprado há duas décadas e tem custo estimado de R$ 50 milhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jundiaí

Uma plataforma que foi utilizada nos primórdios das ferrovias no país foi restaurada e reinaugurada em Jundiaí, como parte de um projeto de revitalização do antigo Complexo Fepasa existente na cidade.

Localizada no hoje Espaço Expressa, a plataforma que era utilizada pela extinta Companhia Paulista de Estrada de Ferro para embarque e desembarque de funcionários e peças foi entregue no último dia 15.

Imagem mostra antigo complexo da Fepasa em Jundiaí, que passou por restauro de plataforma
Antigo complexo da Fepasa em Jundiaí passou por restauro de plataforma - Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

A plataforma da antiga oficina da Paulista atendia a linha Santos-Jundiaí, de fundamental importância no desenvolvimento das ferrovias no país na segunda metade do século 19.

A reforma custou R$ 419 mil e foi feita com recursos da Secretaria de Turismo e Viagens do governo paulista, com contrapartida da prefeitura. Foram recuperadas as estruturas metálicas da cobertura, de esquadrias, de portas e da própria plataforma, além da troca de todas as telhas e instalação de calhas e rufos e implantação de rampas com acessibilidade.

A obra faz parte de um projeto de revitalização completa do Espaço Expressa, que foi comprado em 2002 e tem custo estimado de R$ 50 milhões.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é que o acervo da ferrovia, que atualmente pertence ao governo federal, seja repassado ao município, para que objetos históricos passem por restauro.

O contrato para a restauração foi assinado em dezembro de 2019, segundo a secretaria estadual.

O museu local da Companhia Paulista tem um acervo que atinge 5.000 itens, ainda conforme a secretaria, com ambientes que simula o período áureo das ferrovias, como a Sala das Senhoras –que reproduz o espaço reservado às mulheres nas antigas estações.

A Paulista foi uma das principais companhias ferroviárias de São Paulo, responsável por desbravar parte do interior do estado entre o fim do século 19 e as primeiras décadas do século passado.

A exemplo de outras empresas, porém, enfrentou problemas financeiros e foi absorvida pelo governo estadual, dando origem em 1971 à Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.). As outras foram a Companhia Mogiana, Estrada de Ferro Sorocabana, São Paulo-Minas e Estrada de Ferro Araraquara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.