Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

7 erros comuns ao organizar o guarda-roupa

Saiba como evitar falhas que geram bagunça e atrapalham o dia a dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ter um armário organizado ajuda a conservar melhor as peças e facilita a rotina. A seguir, a organizadora pessoal Juliana Faria lista sete erros comuns ao arrumar o guarda-roupa e ensina como evitá-los.

1. Tirar tudo do armário e jogar em cima da cama

Muita gente decide organizar o guarda-roupa de uma vez só e não dá conta de resolver tudo em um dia. Por isso, o ideal é fazer esse trabalho aos poucos, de acordo com o tempo que você tem disponível. Vá por partes. Você pode fazer, primeiro, a organização de todos os vestidos, por exemplo. Aí, se conseguir, vai em seguida para as camisetas e assim por diante.

Guarda-roupa sem portas
Separe as roupas por cor ou por categoria de peça - Unsplash

2. Não separar as peças por categoria

Quando tudo está misturado dentro do armário, fica mais difícil achar as peças no dia a dia. Por isso, escolha um critério de organização que faça mais sentido na sua rotina. A separação pode ser feita por cor ou tipo de vestuário. "As duas estratégias funcionam, depende só de quem vai usar", diz Juliana Faria.

Ao fazer a organização por tipo de peça, é importante dividir as blusas por comprimento de manga —regata de alça fina, alça larga, manga curta, três quartos, cinco oitavos e longa. Aí, se você quiser, também é possível fazer uma separação por cor dentro de cada categoria, do tom mais claro para o mais escuro.

3. Ter pilhas de roupas dentro das gavetas

Assim, só dá para visualizar a peça que está em cima. "E o que a gente não vê, não usa", afirma a organizadora.

No caso de camisetas, a recomendação é acomodá-las em uma espécie de escadinha, que vai da frente da gaveta até o fundo. Para isso, faça a dobra convencional da peça e dobre-a mais uma vez ao meio, na horizontal (sem apertar muito para não marcá-la). Dessa forma, você consegue visualizar tudo o que está guardado no compartimento, além de economizar espaço.

4. Pendurar mais de um item no mesmo cabide

Isso também atrapalha a visualização das roupas. Se você tem pouco espaço dentro do armário, uma solução é fazer um rodízio de estações. Assim, você não precisa deixar regatas finas e casacos de inverno pendurados ao mesmo tempo. Guarde o que não está em uso no maleiro e deixe em exposição só as roupas que serão usadas naquela estação.

5. Guardar casacos e cobertores dentro de sacos plásticos

Não é indicado usar esse tipo de embalagem para acondicionar as peças por muito tempo. Em vez de proteger os tecidos, o material impede a troca de ar, facilitando o aparecimento de microrganismos. O ideal é usar bolsas a vácuo, nas quais todo o ar é retirado —o que também diminui o volume dos itens. Outra opção é utilizar embalagens em que um lado é feito de plástico transparente e o outro, de TNT (tecido não tecido).

Se uma roupa vai ficar guardada de uma estação para a outra, também é importante que ela seja lavada, mesmo que tenha sido usada uma única vez. Isso evita o mau cheiro e a proliferação de bactérias ou fungos.

6. Comprar organizadores sem critério

Muita gente acredita que quanto mais organizadores o armário tiver mais organizado ele vai ficar. Mas isso não é verdade, afirma Juliana Faria. É preciso, primeiro, organizar o guarda-roupa para, depois, verificar se é necessário comprar, por exemplo, caixas ou cestos —e saber a quantidade e o tamanho deles.

Para gavetas, um bom organizador é a colmeia, diz a especialista. Ela serve para acomodar itens como meias, calcinhas, sutiãs, biquínis e cuecas.

Duas colmeias transparentes com meias e calcinhas
Colmeias podem ser usadas para acomodar calcinhas, sutiãs, meias e cuecas - Karime Xavier/Folhapress

7. Colocar os sapatos uns em cima dos outros

Além de dificultar a visualização, deixar os calçados empilhados pode danificá-los. Em prateleiras mais profundas, guarde os sapatos do mesmo par um atrás do outro. Assim, ao abrir o armário, será possível ver todos os pares de uma vez. Com isso, nenhum ficará esquecido lá no fundo.

Se o compartimento for menos profundo e só comportar calçados lado a lado, coloque-os encaixados com um pé do par voltado para frente e outro para trás. Isso ajuda a economizar espaço.

Sapatos organizados de quatro formas diferentes
Sapatos organizados de quatro formas diferentes - Ze Carlos Barreta/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.