Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Saiba no que prestar atenção antes de comprar uma planta

Aprenda a reconhecer problemas antes de levar a muda para casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para evitar levar para casa uma planta com problemas, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes antes de comprá-la. A seguir, saiba o que deve ser olhado na hora de escolher uma muda, com a ajuda de Juliano Borin, curador do Jardim Botânico do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

Aspecto geral

Veja se a planta tem uma aparência saudável. Repare, por exemplo, se ela está firme, bem enfolhada e se as folhas estão verdes e brilhantes.

Plantas expostas em loja
Plantas à venda em loja em São Paulo - Renato Stockler - 21.mar.2017/Folhapress

Folhas

Chegue mais perto para verificar se elas têm alguma mancha ou corte. Podem ser lesões causadas por insetos, fungos ou bactérias. Se for esse o caso, evite levar a muda para casa. Além de ela dar trabalho, pode acabar contaminando suas outras plantas.

Observe também o tamanho das folhas. Se as mais novas estiverem maiores do que as mais velhas, é um indicativo de que a planta está em pleno desenvolvimento. Se for o contrário, isso significa que o vegetal está fraco.

Raiz

Levantar o vaso e ver um monte de raízes saindo pelos furinhos não é um bom sinal. Nesse caso, elas já estão enoveladas, ou seja, todas enroladas dentro do vaso. Isso revela que a planta é velha e já está no mesmo vaso há muito tempo. Você pode até comprá-la, mas vale pedir um desconto, recomenda Juliano Borin. Então, ao chegar em casa, será necessário transferi-la para um vaso maior com um novo substrato.

Caule

Preste atenção se ele tem manchas ou cortes, se está quebrado ou descascado. É o caule que conduz a seiva da planta. Então, ele precisa estar íntegro, para que o líquido possa fluir ali dentro.

Substrato

Se a terra estiver muito dura, significa que ela já está velha e, com isso, a planta terá dificuldade para absorver a água. Prefira levar para casa um vaso com o solo fofo, no qual é possível enfiar o dedo com facilidade. Esse substrato será ideal para que as raízes possam se desenvolver.

Formato

Quando as plantas estão em um local com menos luminosidade do que precisam, começa a estiolar (crescer numa forma alongada, com folhas mais finas) e a ficar fracas. Isso ocorre bastante com suculentas, que, em geral, gostam muito de sol. Evite levá-las se estiverem nessas condições.

Necessidades

Mesmo depois de verificar que está tudo bem com a muda, vale a pena fazer uma pesquisa no celular para saber se aquela espécie vai se adaptar bem à sua casa. Muita gente compra uma planta só por sua beleza, sem avaliar se ela vai conseguir sobreviver no lugar pensado para deixá-la. Uma espécie de sol pleno, por exemplo, não vai ficar bem dentro de um ambiente interno. Por isso, entenda primeiro as condições de luminosidade que você tem em casa para depois escolher a planta que vai ficar ali.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.