Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz

Veja dicas para fazer uma sala pequena parecer maior

Saiba como escolher sofá, rack, mesa de jantar e outros itens de decoração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Uma sala pequena exige maior cuidado na escolha do mobiliário e das peças de decoração. Para aproveitar um ambiente reduzido da melhor forma, é interessante investir em móveis sob medida e/ou que possam desempenhar mais de uma função —por exemplo, um pufe que sirva, ao mesmo tempo, como suporte para os pés, mesa de apoio e assento extra.

Sala integrada à cozinha e à varanda. Tem uma bancada que divide os dois ambientes.
Os dois banquinhos na lateral do sofá servem como apoio e também assento - Luís Gomes de Souza

Antes de comprar qualquer item para a sala, é fundamental medir o cômodo. Em seguida, devem ser escolhidos os móveis principais, caso do sofá e da mesa de jantar, orienta a arquiteta Claudia Yamada, sócia do Studio Tan-Gram.

Ela destaca a importância de privilegiar a área livre para a circulação. "Quando mais coisas há dentro de um espaço pequeno, menor ele fica", afirma.

A seguir, veja as sugestões da arquiteta para decorar uma sala compacta.

Cor

Sala de estar com duas paredes perpediculares pintadas com o mesmo tom de azul
A pintura azul se estende pelas duas paredes, o que dá uma sensação de prolongamento ao ambiente - Bruno Henry

Tons claros ajudam a dar sensação de amplitude ao cômodo. Mas também é possível fazer o ambiente parecer maior usando cores mais intensas nas paredes certas.

Na sala da foto acima, a pintura azul nas paredes em "L" passa a impressão de que o espaço é mais alongado. Se a cor ficasse apenas na face da TV, o efeito seria o contrário.

Sofá

Um dos principais erros na hora de decorar uma sala pequena é escolher um sofá maior do que o ambiente comporta. Isso atrapalha a circulação e dá a impressão de que o cômodo é ainda mais apertado.

Muita gente, por exemplo, opta pelo sofá retrátil achando que ele ajuda a economizar espaço. Mas o que acontece é justamente o contrário. Por abrir e fechar, esse modelo requer uma estrutura mais profunda, de ao menos 1,10 m. Já os sofás fixos têm entre 80 cm e 90 cm de profundidade. E, em uma sala pequena, esses centímetros podem fazer muita diferença.

Por isso, às vezes, vale mais a pena comprar um sofá menos profundo e, na hora de assistir à TV, acomodar as pernas em pufes. Quando não estão em uso, eles podem ficar em um lugar que não atrapalhe a circulação e também ser aproveitados em outras funções, como mesa de apoio ou assento para uma visita.

Uma recomendação é dar preferência a sofás com o encosto mais baixo, principalmente se o móvel ficar no meio da sala, desencostado da parede. Quanto menos espaço ele ocupar verticalmente, menos vai pesar no ambiente. Outra dica é evitar cores escuras ou chamativas, que vão destacar mais o móvel. Além disso, para garantir mais lugar de assento, é interessante escolher modelos com braços mais finos.

Rack

Num ambiente compacto, o ideal é que o rack seja o mais leve possível, sem tantos compartimentos e objetos que criem poluição visual. Uma ideia é usar materiais vazados, como portas de palha indiana ou ripada, para que o móvel fique com uma aparência menos pesada. Assim, os equipamentos eletrônicos ficam escondidos e, ao mesmo tempo, podem ser acionados pelo controle remoto. Outra sugestão é instalar racks suspensos, que também dão uma sensação de leveza.

Sala de estar com mesa de jantar ao fundo com cadeiras de um lado e um banco encostado na parede do outro
Nesta sala, as portas do rack foram revestidas de palha indiana, e a mesa de jantar tem um banco-baú - Bruno Henry

Mesa de jantar

O tamanho e o formato da mesa devem ser determinados pelo espaço disponível. Para quem recebe muitas visitas, uma solução é optar por um modelo retrátil.

Segundo Claudia Yamada , é interessante garantir no mínimo 80 cm de circulação ao redor da mesa de jantar. Antes de escolher as cadeiras, vale prestar atenção se elas se encaixam totalmente debaixo da mesa —quando as peças têm braço, muitas vezes isso não acontece.

Para ambientes muito reduzidos, a arquiteta indica fazer um canto alemão (banco em formato de "L" encostado na parede) ou colocar cadeiras de um lado e um banco do outro, que também pode servir como baú (caso da sala na foto acima).

Tapete

Para deixar o cômodo mais aconchegante, o tapete precisa envolver os móveis. O ideal é que a peça não seja exatamente do tamanho do sofá, e sim um pouco maior, para que haja sobra nas laterais. Os pés do móvel devem ficar em cima do tapete, que precisa entrar ao menos 20 cm debaixo do sofá.

Espelhos

Usar espelhos grandes em paredes estratégicas é uma boa forma de fazer a sala parecer mais ampla. Na hora de escolher o melhor local para instalar a peça, é fundamental pensar no reflexo, para que ele funcione como uma extensão do ambiente e não acabe realçando espaços e objetos que não merecem destaque.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.