Astronauta americana retorna à Terra após bater recorde feminino no espaço

Christina Koch ficou a bordo da estação internacional por 328 dias e realizou caminhada espacial 100% feminina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christopher Rickleton
Almaty (Cazaquistão) | AFP

A astronauta americana Christina Koch retornou à Terra na manhã desta quinta-feira (6) depois de passar quase um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e bater o recorde feminino de permanência no espaço.

A cápsula Soyuz com Koch, da Nasa, o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov pousou no Cazaquistão, Ásia Central, após um voo de três horas e meia.

"A aterrissagem aconteceu como estava previsto e a tripulação está bem", anunciou o diretor da Agência Espacial Russa (Roskosmos), Dmitri Rogozin, no Twitter.

"Estou emocionada e feliz", disse Koch, sorridente, depois de ser retirada da cápsula.

Parmitano fez um gesto com a mão para mostrar que estava bem, e Skvortsov comeu uma maçã logo depois da aterrissagem, de acordo com um vídeo divulgado pela Roskosmos.

 

Christina Koch, de 41 anos, permaneceu a bordo da ISS por 328 dias, superando a marca anterior da também americana Peggy Whitson, que ficou 288 dias.

Koch já havia entrado para a história ao participar da primeira caminhada espacial 100% feminina, em outubro de 2019, ao lado da compatriota Jessica Meir, uma bióloga marinha.

Em uma entrevista na terça-feira (4), dois dias antes do retorno à Terra, Christina Koch contou ao canal NBC que aquilo de que mais sentirá falta é da microgravidade.

"É muito divertido estar em um lugar onde você pode pular do chão ao teto quando deseja", disse, sorrindo.

Espaço para as mulheres

Apesar de ter superado o recorde, Christina Koch afirmou que Peggy Whitson, de 59, e com três missões espaciais no currículo, continua sendo sua heroína e mentora. Ela disse também sonhar em inspirar a futura geração de exploradores.

O governo americano vem martelando nos últimos meses o plano de colocar astronautas americanos na superfície da Lua, dentre eles a primeira mulher, em 2024, como parte das preparações para futuros voos a Marte. 

​Christina Koch retornou à Terra pouco depois da exibição no Super Bowl de um novo anúncio publicitário da marca de cosméticos Olay que se passa no espaço. Protagonizado pela astronauta da Nasa Nicole Stott, o anúncio pede para abrir espaço para as mulheres e se propõe a ajudar a empresa a arrecadar US$ 500 mil dólares para a organização sem fins lucrativos Women Who Code, que estimula as jovens a estudarem tecnologia e ciência.

A primeira mulher a viajar ao espaço foi a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova. Seu voo em 1963 continua sendo a única missão espacial realizada por uma mulher de maneira solitária.

Desde o início dos lançamentos rumo à ISS, a Rússia enviou apenas uma mulher ao espaço: Elena Serova, em 2014.

As duas cosmonautas são atualmente deputadas na Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo), onde representam o partido governista Rússia Unida.

E os homens? 

Ao contrário de Christina Koch, cuja estada na ISS foi prolongada em relação ao prazo inicial previsto, Luca Parmitano e Alexander Skvortsov concluíram missões de seis meses.

Na terça-feira, Parmitano passou o comando da ISS ao cosmonauta Oleg Skrípochka, da Roskomos.

O astronauta italiano Luca Parmitano, que passou o comando da ISS ao cosmonauta Oleg Skrípochka, da Roskomos
O astronauta italiano Luca Parmitano, que passou o comando da ISS ao cosmonauta Oleg Skrípochka, da Roskomos - Reuters

O astronauta italiano de 43 anos publicou com frequência fotos da Terra feitas a partir da ISS, que mostravam os incêndios florestais na Austrália e nos Alpes, eventos que ele descreveu como "uma coluna vertebral que nunca se inclina com o tempo".

Quatro cosmonautas passaram um ano, ou um pouco mais, no espaço durante apenas uma missão. O recorde absoluto de 437 dias pertence a Valeri Poliakov.

Entre os astronautas da Nasa, o recorde é de Scott Kelly, com 340 dias seguidos na ISS, antes de retornar à Terra em 2016.

O astronauta da Nasa Scott Kelly, que detém o recorde de estadia na Estação Espacial Internacional entre os americanos
O astronauta da Nasa Scott Kelly, que detém o recorde de estadia na Estação Espacial Internacional entre os americanos - Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.