Descrição de chapéu The New York Times

Bezos agradece a funcionários e clientes da Amazon por sua vasta fortuna e provoca críticas

Políticos democratas reagiram de forma negativa ao voo espacial do fundador da Amazon

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neil Vigdor
The New York Times

De alimentos e assinaturas de streaming a servidores da web e a Alexa, a Amazon se tornou uma das mais poderosas forças econômicas do mundo. E depois que Jeff Bezos voltou de seu breve voo ao espaço na terça-feira (20), em um foguete construído por sua própria empresa, a Blue Origin, ele fez comentários que chamaram a atenção para a vasta fortuna que a Amazon gerou para ele.

"Também quero agradecer a cada funcionário da Amazon e a cada cliente da Amazon, porque vocês pagaram por tudo isto", disse Bezos durante uma entrevista coletiva depois de seu voo espacial.

O comentário de Bezos provocou reações críticas rápidas, incluindo de um membro da Câmara dos Deputados que serve na Comissão de Meios e Orçamento, que elabora impostos.

"Uma viagem espacial não é um feriado livre de impostos para ricos", disse o deputado democrata Earl Blumenauer, do Oregon. "Nós pagamos impostos sobre passagens de avião. Bilionários voando ao espaço —sem produzir valor científico— deveriam fazer o mesmo, e como!"

Blumenauer expressou preocupações sobre os efeitos ambientais desses voos espaciais turísticos. Ele disse que apresentou o que chamou de Lei de Imposto Garantindo Proteções Contra Emissões de Carbono (Space, na sigla em inglês), que visa fazer os passageiros desses voos pagarem um imposto para compensar o impacto da poluição.

Ele não foi o único que ligou o voo de Bezos a preocupações sobre como as práticas comerciais da Amazon afetaram os empregados de sua companhia, assim como pequenas empresas.

"Enquanto Jeff Bezos está nos noticiários por pagar para ir ao espaço, não esqueçamos a realidade que ele criou aqui na Terra", disse no Twitter a deputada democrata Nydia Velazquez, de Nova York. Ela acrescentou a hashtag #WealthTaxNow (Imposto sobre fortunas agora) na manhã de terça (20) e incluiu um link para um artigo sobre quanto os empregados da Amazon recebem.

Enquanto esses políticos democratas faziam críticas a Bezos, a mensagem da Casa Branca foi mais amistosa.

"Este é um momento de excepcionalismo americano", disse Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca, quando questionada sobre o voo durante uma entrevista coletiva na terça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.