Descrição de chapéu dinossauro

Dinossauros carnívoros eram velozes e furiosos, mostra novo estudo

De acordo com cientistas, animais atingiam velocidade de Usain Bolt, o humano mais rápido do mundo

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Will Dunham
Reuters

É quase injusto. Os dinossauros carnívoros eram munidos de dentes poderosos encravados em mandíbulas musculosas, brandiam garras perigosas nas mãos e nos pés e possuíam visão e olfato aguçados. E além de tudo isso, um novo estudo agora confirma que alguns deles também eram extremamente velozes.

Dois rastros de pegadas fossilizadas de cerca de 120 milhões de anos atrás, no período Cretáceo, descobertos na região de La Rioja, no norte da Espanha, mostram que os dinossauros da espécie carnívora de tamanho médio que deixaram as pegadas eram capazes de correr a cerca de 45 km/h, disseram cientistas na quinta-feira (9).

É mais ou menos a velocidade máxima alcançada pelo velocista jamaicano Usain Bolt, o ser humano mais veloz do mundo.

Pesquisadores medem pegada fossilizada de um dinossauro feita cerca de 120 milhões de anos atrás, no período Cretáceo, durante o trabalho de campo na região de La Rioja, no norte da Espanha - Alberto Labrador - 09.dez.2021/Handout via Reuters

Foram encontrados dois rastros distantes mais ou menos 20 metros um do outro. Um dos rastros traz sete pegadas, o outro tem cinco.

Cada pegada —a impressão de uma pata com três dedos com garras— mede cerca de 30 cm de comprimento.

As pegadas foram deixadas na superfície lamacenta de uma planície lacustre numa região também habitada por dinossauros herbívoros de pescoço longo, dinossauros herbívoros bípedes, répteis voadores conhecidos como pterossauros, crocodilos e tartarugas.

A velocidade era uma arma a mais no arsenal dos dinossauros carnívoros como a espécie que deixou pegadas na Espanha.

"Sua capacidade de correr muito rápido e de manobra com certeza lhes permitia caçar suas presas com muita eficácia. E é claro que eu não gostaria de ser pego por um bicho destes numa margem de rio", comentou o doutorando em paleontologia Pablo Navarro-Lorbes, da Universade de La Rioja e autor principal da pesquisa publicada no periódico Scientific Reports.

As pegadas apresentam características mostrando que foram feitas por um terópode, um grupo que abrange todos os dinossauros carnívoros, incluindo o Tyrannosaurus rex. Os terópodes eram bípedes. O maior deles media algo como 15 metros de comprimento.

Os pesquisadores acreditam que os rastros foram deixados por dois indivíduos diferentes da mesma espécie. Eles suspeitam que os indivíduos eram de uma de duas famílias de terópodes: os espinossauros, muitos dos quais eram comedores de peixes, ou os carcarodontossauros, conhecidos por seus dentes semelhantes aos de tubarão. Os indivíduos tinham cerca de quatro a cinco metros de comprimento e dois metros de altura e pesavam entre 200 kg e 300 kg.

Uma pegada fossilizada de dinossauro feita há cerca de 120 milhões de anos durante o período Cretáceo a partir de uma das duas pegadas descobertas na região de La Rioja, no norte da Espanha - Pablo Navarro-Lorbes - 09.dez.2021 - Handout via Reuters

A velocidade de corrida dos dinossauros foi calculada com base na relação entre a altura do quadril do animal (estimada a partir do comprimento de sua pegada) e o comprimento de seu passo. O comprimento do passo de um dos rastros era 5,5 metros, e do outro, 5,2 metros.

Um dos dinossauros corria a entre 31,7 km/h e 44,6 km/h, uma das maiores velocidades já estimadas por um dinossauro, e o outro a entre 23,4 km/h e 37,1 km/h. Um rastro indica que o animal foi ganhando velocidade suavemente. O outro sugere um animal que estava fazendo manobras enquanto corria.

Angelica Torices, paleontóloga da Universidade de La Rioja e coautora do estudo, disse que a velocidade ajudava os dinossauros não apenas a caçar, mas a fugir de perigos, incluindo "terópodes maiores que podiam encará-los como presas".

Entre os inúmeros rastros de dinossauros encontrados pelo mundo, quase todos são de animais que estavam caminhando, não correndo. A maior velocidade de corrida estimada a partir de pegadas foi um rastro de terópodes do período Jurássico encontrado no Utah: 55 km/h.

Cientistas também calculam a velocidade de deslocamento de dinossauros com base em modelos biomecânicos. Com este método, o mais veloz encontrado foi o terópode Compsognathus, do período Jurássico e com o tamanho de um peru, que chegava a 65 km/h.

"Há vários fatores que ditam a capacidade de corrida de um dinossauro", disse Navarro-Lorbes.

"Um deles é o tamanho. Alguns paleontólogos acham que os terópodes com peso entre 100kg e 1.000 kg podem ter sido alguns dos melhores corredores entre os dinossauros, devido à relação entre seu peso e seu desempenho muscular", disse Navarro-Lorbes. Outro fator chave seria suas pernas compridas.

Tradução de Clara Allain