Sarcófago de chumbo é achado na restauração da Notre Dame de Paris

Artefato, provavelmente do século 14, está entre as descobertas arqueológicas anunciadas nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

Várias sepulturas, entre elas um sarcófago de chumbo, provavelmente do século 14, foram encontradas durante os trabalhos de restauração da catedral de Notre Dame, em Paris, que sofreu um incêndio em 2019, anunciou nesta segunda-feira (14) o ministério francês da Cultura.

Estes artefatos, encontrados em uma escavação anterior aos trabalhos de reconstrução da agulha da catedral, são "de uma qualidade científica notável", segundo o ministério.

Várias sepulturas foram encontradas durante os trabalhos de restauração da catedral de Notre Dame, em Paris - Johanna Geron - 3.mar.2022/Reuters

Entre as sepulturas, foi retirado "um sarcófago antropomorfo em chumbo, integralmente conservado", que poderia se tratar do "de um alto dignatário, provavelmente do século 14", acrescentou a fonte.

Também foi descoberto "um fosso onde foram depositados elementos esculpidos policromáticos" de um antigo coro alto, estrutura em pedra ou madeira que separava o santuário do restante da igreja, construído por volta de 1230 e destruído no começo do século 18.

Durante os trabalhos de restauração realizados em meados do século 19 por Viollet-Le-Duc, que desenhou a agulha de Notre Dame, teriam sido encontrados outros fragmentos deste coro alto, que estão expostos no museu do Louvre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.