Descrição de chapéu dinossauro

Esqueleto do T. rex Shen é exposto antes de leilão considerado prejudicial à ciência

Paleontólogo diz ser triste que dinossauros estejam se tornando brinquedos colecionáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Singapura | AFP

Um esqueleto de tiranossauro rex foi exposto em Singapura nesta sexta-feira (28) antes de seu leilão no próximo mês, um negócio que especialistas dizem ser "prejudicial à ciência".

O esqueleto de 1.400 quilos, composto de cerca de 80 ossos, será o primeiro do tipo a ser leiloado na Ásia, disse a casa de leilões Christie's.

Apelidado de Shen, que significa divindade, ficará em exibição por três dias antes de ser enviado para Hong Kong. Será vendido em novembro.

O esqueleto do T. rex Shen em exposição em Singapura
O esqueleto do T. rex Shen em exposição em Singapura; seu leilão está sendo criticado por cientistas - Travis Teo/Reuters

"Nenhum dos 20 tiranossauros rex existentes no mundo pertence a uma instituição asiática ou a um colecionador asiático", comentou Francis Belin, presidente da Christie's Ásia-Pacífico.

Acredita-se que o dinossauro, um adulto de 4,6 metros de altura e 12 metros de comprimento e que viveu há cerca de 67 milhões de anos, seja do sexo masculino.

Foi desenterrado em 2020 em terras privadas na formação Hell Creek, em Montana, Estados Unidos.

"Eu nunca tinha visto um fóssil (...) fiquei impressionada porque é bastante majestoso", disse Lauren Lim, de 33 anos, que veio ver a exposição.

Nos últimos anos, vários dinossauros foram leiloados, uma tendência que preocupa vários especialistas.
"É triste que os dinossauros estejam se tornando brinquedos colecionáveis para a classe oligárquica", afirmou Steve Brusatte, paleontólogo da Universidade de Edimburgo, acrescentando que os restos fósseis deveriam estar em museus.

Thomas Carr, um paleontólogo americano, afirmou que essas vendas são "inquestionavelmente prejudiciais à ciência", pois não há garantia de que um fóssil privado possa ser estudado novamente.
Belin espera "que o novo proprietário, seja uma instituição ou um indivíduo, garanta que o público o veja".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.