Astrônomos detectam 'por acaso' pequeno asteroide com James Webb

Objeto, que tem de 100 m a 200 m de comprimento, é o menor observado até agora com o telescópio

• Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Washington | AFP

Usando o Telescópio Espacial James Webb, astrônomos europeus detectaram um asteroide anteriormente desconhecido do tamanho do Coliseu de Roma entre os planetas Marte e Júpiter.

O asteroide, que mede de 100 m a 200 m de comprimento, é o menor objeto observado até agora com o telescópio, anunciou a Nasa nesta segunda-feira (6).

Ilustração de pequeno asteroide encontrado pelo telescópio James Webb
Ilustração do asteroide detectado por acaso pelo telescópio espacial James Webb, entre Marte e Júpiter - Nasa, ESA, CSA, N. Bartmann (ESA/Webb), ESO/M. Kornmesser e S. Brunier, N. Risinger

Astrônomos europeus "detectaram por acaso" o asteroide, destacou a agência americana em nota, acrescentando que mais observações são necessárias para determinar sua natureza e propriedades.

"De forma completamente inesperada, detectamos um pequeno asteroide", disse Thomas Muller, astrônomo do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha.

A descoberta ocorreu durante a calibração do Instrumento Infravermelho Médio (MIRI) do telescópio, que opera em comprimentos de onda do infravermelho médio.

"A incrível sensibilidade do Webb tornou possível ver este objeto de aproximadamente cem metros a uma distância de mais de 100 milhões de quilômetros", destacou Muller.

O Webb, que opera desde julho, é o telescópio espacial mais poderoso já construído e registrou uma grande quantidade de dados sem precedentes, além de imagens impressionantes.

• Salvar artigos