Descrição de chapéu África

Cientistas descobrem corredor na Grande Pirâmide de Gizé

Descoberta foi feita com uso de escaneamentos; a pirâmide é a última das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aidan Lewis
Cairo (Egito) | Reuters

Autoridades de antiguidades egípcias anunciaram na quinta-feira a descoberta de um corredor oculto de nove metros de comprimento atrás da entrada principal da Grande Pirâmide de Gizé que, segundo eles, poderia levar a novas descobertas.

A descoberta foi feita no âmbito do projeto Scan Pyramids, que desde 2015 usa tecnologia moderna, incluindo escaneamentos e endoscópios para espiar dentro da pirâmide, a última das Sete Maravilhas do Mundo Antigo ainda de pé.

A esfinge de Gizé, figura com corpo de leão e cabeça humana, é uma das maiores estátuas lavradas em uma única pedra do mundo; atração reúne milhares de turistas no platô diariamente na periferia do Cairo, no Egito - Guilherme Tosetto-02.dez.2010/Folhapress

O corredor inacabado provavelmente foi construído para aliviar o peso da pirâmide na entrada principal, sete metros abaixo, ou em outra câmara ou espaço ainda não descoberto, disse Mostafa Waziri, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Camelo diante das pirâmides de Gizé no Cairo, Egito - Guilherme Tosetto-02.dez.2010/Folhapress

A Grande Pirâmide foi construída como uma tumba monumental por volta de 2560 aC, durante o reinado do faraó Khufu, ou Quéops.

Tem uma altura de 146 metros (479 pés), a estrutura mais alta construída pela humanidade até a Torre Eiffel em Paris em 1889.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.