Descrição de chapéu dinossauro

Egito descobre uma das baleias extintas mais antigas da África

Espécime é da época de evolução das baleias do ambiente terrestre para o marinho e possui vestígios de pernas

Cairo (Egito) | AFP

Arqueólogos descobriram no Egito os ossos de uma baleia com 41 milhões de anos, um dos espécimes extintos mais antigos da África. A Universidade Americana do Cairo (AUC) fez o anúncio nesta quinta-feira (10).

Essa baleia foi batizada de Tutcetus rayanens, um termo derivado do nome do faraó Tutancâmon, de "cetus", que significa baleia em grego, e de Wadi al-Rayan, a região de Fayum, ao sul do Cairo, onde foi encontrada.

É a menor baleia Basilosauridae já descoberta até hoje e um dos espécimes mais antigos dessa espécie na África, afirmou a AUC em seu comunicado.

Paleontologistas egípcios Hesham Sallam (à dir.), Abdullah Gohar (à esq.) e Mohamed Sameh mostram o fóssil da  'Tutcetus rayanensis', a baleia de 41 milhões de anos
Paleontologistas egípcios Hesham Sallam (à dir.), Abdullah Gohar (à esq.) e Mohamed Sameh mostram o fóssil da 'Tutcetus rayanensis', a baleia de 41 milhões de anos - Universidade Americana do Cairo/AFP

Sua descoberta representa uma etapa crucial na evolução das baleias do ambiente terrestre para o marinho, afirmou Hicham Salam, membro da equipe de pesquisa que encontrou um crânio, mandíbulas, ossos e uma vértebra de um animal com 2,5 metros de comprimento e 187 kg.

Durante essa fase, as baleias desenvolveram características semelhantes às dos peixes, como um corpo simplificado, uma cauda forte e barbatanas. Além disso, mostram os últimos vestígios de membros suficientemente visíveis para serem chamados de pernas, que provavelmente usavam para reprodução e não para caminhar, de acordo com o comunicado.

O fóssil foi achado em uma parte do Egito que estava coberta pelo mar no passado, onde também está localizado o Vale das Baleias, onde podem ser encontrados restos de fósseis "valiosíssimos", segundo a Unesco.

Em agosto de 2021, arqueólogos egípcios já haviam descoberto o fóssil de uma nova espécie de baleia anfíbia de 43 milhões de anos na região de Fayum.

Com sua cauda de mais de três metros de comprimento e cerca de 600 quilos, a Fioumicetus anubis foi apresentada pelo governo egípcio como "a baleia mais feroz e antiga da África".

Em 2018, uma equipe de cientistas descobriu o primeiro esqueleto de dinossauro na África, datado de mais de 75 milhões de anos atrás.