Descrição de chapéu Estados Unidos

Quatro astronautas voltam à Terra após missão da Axiom com assentos pagos

Viagem é a terceira da empresa à Estação Espacial Internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Um grupo de quatro astronautas europeus amerissou diante da costa da Flórida, nos Estados Unidos, na manhã desta sexta-feira (9). Com isso, a Axiom Space cumpriu sua terceira missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A missão, chamada Axiom 3 (Ax-3), foi o primeiro lançamento da empresa em que os três assentos pagos foram comprados por agências nacionais.

Cápsula da SpaceX com astronautas da missão Ax-3 - Axiom Space/AFP

Uma transmissão ao vivo mostrou uma cápsula Crew Dragon da SpaceX, batizada de Freedom, descer de paraquedas até o oceano Atlântico, onde foi interceptada e colocada em um navio de recuperação.

"Estou muito orgulhoso dos meus companheiros de tripulação do Ax-3 que ajudaram suas agências a alcançarem todos os seus objetivos científicos, demonstrações tecnológicas e eventos de divulgação", disse o astronauta-chefe da Axiom, Michael López-Alegría, ex-astronauta da Nasa, em uma cerimônia de despedida antes do retorno à Terra.

Inicialmente, a missão deveria durar duas semanas, mas o retorno foi adiado vários dias devido ao mau tempo, o que resultou em uma permanência final de 18 dias na ISS.

Junto com López-Alegría estavam o piloto e coronel da Força Aérea turca Alper Gezeravci; o coronel da Força Aérea italiana Walter Villadei, que já havia voado à beira do espaço em uma aeronave espacial da Virgin Galactic; e o sueco Marcus Wandt, que também representava a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Os países com programas espaciais estão cada vez mais recorrendo ao setor privado para alcançar suas ambições espaciais. A Turquia, cujo astronauta participou pela primeira vez, comemorou a missão como um sinal de sua crescente importância no cenário mundial.

A tripulação realizou 30 experimentos, aprofundando o conhecimento sobre o impacto da microgravidade no corpo humano e o avanço dos processos industriais.

A Axiom Space foi fundada em 2016 por Michael Suffredini, ex-diretor do programa da ISS na Nasa, e pelo empresário Kam Ghaffarian.

Além de organizar missões privadas para a estação orbital, a empresa desenvolve trajes espaciais para futuras missões da Nasa à Lua.

Também está construindo uma estação espacial comercial que pretende, inicialmente, acoplar à ISS, para depois separá-la e orbitá-la de forma independente em algum momento antes da retirada desta última.

Os custos exatos do Ax-3 não foram revelados, mas, em 2018, quando a empresa anunciou o programa pela primeira vez, envolvendo aluguel de hardware da SpaceX e pagamento à Nasa pelos serviços, fixou o preço em US$ 55 milhões (US$ 200 milhões à época) por assento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.