Descrição de chapéu Vênus astronomia

Europa planeja missões para explorar Vênus e detectar ondas gravitacionais

A primeira está programada para 2031 e a segunda, para 2035

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | AFP

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) autorizou, nesta quinta-feira (25), duas novas missões científicas. Uma tem como objetivo detectar as ondas gravitacionais a partir do espaço, e outra, explorar o planeta Vênus.

O lançamento da missão Lisa (Laser Interferometer Space Antenna) está previsto para 2035 em um foguete Ariane 6, afirmou a ESA em comunicado.

O interferômetro espacial, instalado a cerca de 50 milhões de quilômetros da Terra, será composto por três satélites que formam um triângulo equilátero. Cada lado do triângulo medirá 2,5 milhões de quilômetros, distância da qual os três aparelhos trocarão feixes de raios laser.

O planeta Vênus será explorado na missão EnVision, prevista para 2031 - Nasa/JPL-Caltech/Reuters

Esse observatório espacial gigante também poderá captar com sensibilidade excepcional as ondas gravitacionais que deformarão os feixes de raios laser.

Albert Einstein previu as ondas gravitacionais em 1916, detectadas cem anos depois e que são deformações ínfimas do espaço-tempo, parecidas a ondulações da água na superfície de uma lagoa.

Essas oscilações, que se propagam na velocidade da luz, nascem sob o efeito de acontecimentos cósmicos violentos como a colisão de dois buracos negros.

Embora estejam relacionadas com fenômenos maciços, seu sinal é bastante tênue. Uma primeira vibração rápida foi detectada em 2015 pelos detectores terrestres de ondas gravitacionais Ligo, nos Estados Unidos, e Virgo, na Europa. Em junho de 2023, uma rede mundial de telescópios na Terra captou um sinal mais prolongado no tempo.

A ESA também autorizou a missão EnVision, que partirá para a exploração de Vênus em 2031, desde o núcleo interno até a atmosfera, para "dar uma nova visão da história, da atividade geológica e do clima do planeta".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.