Descrição de chapéu Itália

Descoberta em Pompeia revela métodos romanos de construção

Achados, como ferramentas, telhas e montes de cal, lançam luz sobre técnicas usadas para fazer estruturas como o Coliseu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cristina Carlevaro
Roma | Reuters

Arqueólogos descobriram em Pompeia um antigo local de construção que lança luz sobre as técnicas de edificação usadas pelos romanos para fazer estruturas icônicas como o Coliseu e o Panteão. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura da Itália nesta segunda-feira (25).

O local provavelmente estava ativo até a erupção do vulcão Monte Vesúvio em 79 d.C., destruindo Pompeia no sul da Itália.

Os pesquisadores encontraram ferramentas de trabalho, telhas empilhadas, tijolos de tufo e montes de cal e pedras usadas para criar paredes.

Antigo local de construção em que arqueológos encontraram ferramentas, telhas e tijolos em Pompeia - Parco Archeologico di Pompei/Reuters

Os romanos tinham uma técnica original para fazer cimento, segundo o ministério, citando descobertas dos arqueólogos que trabalharam com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

O sítio de Pompeia, redescoberto apenas no século 16, tem visto um aumento recente da atividade arqueológica com o objetivo de interromper anos de deterioração e negligência.

O concreto parecia ter sido feito por meio da "mistura quente", em que a cal viva era inicialmente misturada com pozolana seca, ou cinzas pozolânicas, com água adicionada apenas pouco antes de as paredes serem erguidas.

Isso significava que durante a construção das paredes, a mistura de cal, pozolana e pedras ainda estava quente devido a uma reação térmica. Isso ajudava a secar mais rapidamente, encurtando o tempo de construção da estrutura.

Normalmente, a cal viva é apagada em água muito antes de ser usada na construção.

Gabriel Zuchtriegel, diretor do sítio de Pompeia, afirmou que a última descoberta "nos ajuda a entender muitos aspectos do grande Império Romano, incluindo o uso do concreto".

"Sem concreto, não teríamos nem o Coliseu, nem o Panteão, nem os Banhos de Caracalla", acrescentou ele.

Também foram encontradas ânforas, jarros de armazenamento que eram utilizados para "apagar" a cal destinada ao reboco, bem como para armazenar outras ferramentas, entre os quais pesos de chumbo usados para erguer uma parede perfeitamente vertical e enxadas de ferro para preparar argamassa e cal de trabalho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.