Descrição de chapéu Itália

Novos afrescos são descobertos em Pompeia

Um dos principais é o que representa a cena mitológica de Frixo e sua irmã gêmea Hele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Afrescos que representam, entre outros, uma cena mitológica foram descobertos em Pompeia, anunciou na sexta-feira (1º) o famoso sítio arqueológico localizado perto de Nápoles, no sul da Itália.

Trabalhos de restauração e escavação tornaram possível a descoberta de afrescos de grande valor dentro e ao redor da Casa de Leda, uma das mansões da antiga cidade de Pompeia, destruída e sepultada sob as cinzas em 79 d.C. pela erupção do Vesúvio.

O mais impressionante é sem dúvida o que representa a cena mitológica de Frixo e sua irmã gêmea Hele, que fogem de sua madrasta Ino no carneiro do Velocino de Ouro. Frixo, sobre o carneiro empinado, assiste impotente à queda de sua desafortunada irmã Hele em direção às águas que eles sobrevoam.

Detalhe da pintura representando a cena mitológica de Frixo e Hele no carneiro dourado, uma nova descoberta parte das escavações em andamento na casa de Leda, em Pompéia, perto de Nápoles
Detalhe da pintura representando a cena mitológica de Frixo e Hele no carneiro dourado, uma nova descoberta parte das escavações em andamento na casa de Leda, em Pompéia, perto de Nápoles - Parco Archeologico di Pompei press office/AFP

Esse "afresco, que nos mostra dois fugitivos no mar da Grécia antiga", segundo palavras do diretor de Pompeia Gabriel Zuchtriegel, é apresentado como uma pintura enquadrada em uma parede cujo fundo é de cor amarelo-ouro adornado com delicadas decorações.

Entre os outros afrescos descobertos estão naturezas-mortas e retratos de mulheres.

As escavações em curso na Casa de Leda buscam reconstituir seu plano completo e coletar informações suficientes para determinar as peças principais de outras duas salas localizadas ao norte e ao sul.

Operações de limpeza dos afrescos estão em andamento para remover as cinzas vulcânicas e consolidá-los antes de passar para a fase de restauração.

As cinzas vulcânicas expelidas há 2.000 anos pelo Vesúvio se sedimentaram sobre a maioria das casas de Pompeia, o que facilitou a preservação quase integral delas, bem como muitos corpos dos 3.000 mortos que a catástrofe causou.

Classificada como Patrimônio Mundial da Unesco, Pompeia, o segundo local turístico mais visitado da Itália após o Coliseu de Roma, cobre uma área total de cerca de 22 hectares, dos quais um terço ainda está sob as cinzas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.