Nasa nega emergência na ISS após transmitir por engano áudio de simulação

Gravação gera especulações de que haveria algum problema na estação espacial, o que foi descartado pela agência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Joe Brock
Singapura | Reuters

A Nasa transmitiu acidentalmente nesta quarta (12) uma simulação de astronautas sendo tratados por descompressão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), desencadeando especulações nas redes sociais sobre uma possível emergência no local.

Às 17h28 (de Brasília), o canal da agência espacial no YouTube transmitiu áudio que indicava que um membro da tripulação estava sofrendo os efeitos da descompressão.

Na gravação, um voz feminina pede aos membros da tripulação para "colocar o comandante de volta em seu traje", verificar seu pulso e fornecer oxigênio a ele. Mais tarde, é dito que seu prognóstico era "tênue", de acordo com cópias do áudio postadas nas redes sociais. A Nasa não republicou o áudio.

A imagem captura a Estação Espacial Internacional (ISS) em órbita acima da Terra, com o azul do oceano e as nuances da atmosfera terrestre ao fundo.
A Estação Espacial Internacional (ISS) - Nasa/AFP

No X (antigo Twitter), algumas pessoas postaram um link para o áudio com avisos de que havia uma emergência séria na ISS.

"Esse áudio foi inadvertidamente encaminhado de uma simulação em andamento, na qual membros da tripulação e equipes em terra treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real", disse a postagem da conta da ISS.

"Não há situação de emergência a bordo da Estação Espacial Internacional", acrescentou.

A descompressão, que é causada por nitrogênio ou outras bolhas de gás na corrente sanguínea devido a uma mudança na pressão atmosférica, pode afetar o sistema nervoso central e é potencialmente fatal.

Os membros da tripulação na ISS estavam em seu período de sono no momento da transmissão do áudio, enquanto se preparavam para uma caminhada espacial que estava agendada para as 8h (de Brasília) desta quinta-feira (13) e acabou adiada.

No canal do YouTube da Nasa, o momento em que o áudio foi transmitido acidentalmente foi substituído por uma mensagem de erro dizendo que a transmissão foi interrompida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.