Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Queiroz e as uvas

WhatsApp do ex-assessor de Flávio Bolsonaro mostra que ele continua dando consultorias de como fazer rachadinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Queiroz parece a Magda. No melhor estilo da personagem de Marisa Orth no humorístico "Sai de Baixo", ele se vangloriou de seu capital político e influência na indicação de nomes para o Legislativo: "Salariozinho bom desse aí, cara, pra gente que é pai de família, cai como uma uva".

Apesar da burrice, a mensagem é de fácil entendimento. Quem recebeu o áudio de WhatsApp (tinha de ser WhatsApp, o software da nossa nova era) sabe muito bem do que ele está falando e pouco se importa com a confusão entre uva e luva. Em outra gravação, na qual o ex-policial se mostra preocupado com as investigações do Ministério Público do Rio, a linguagem é semelhante à de Caco Antibes, o personagem pilantra interpretado por Miguel Falabella: "O MP tá com uma pica do tamanho de um cometa para enterrar na gente".

Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz - Reprodução

Assessor de Flávio Bolsonaro na Alerj entre 2007 e 2018, Fabrício Queiroz é suspeito de praticar "rachadinha" --quando um servidor comissionado devolve parte do salário. A pedido da defesa de Flávio, o presidente do STF, Dias Toffoli, suspendeu as investigações abertas a partir de relatórios do Coaf --com o que, numa penada só, travou outras 700 investigações e processos judiciais baseados em informações de órgãos de controle como a Receita e o Coaf (este até mudou de nome).

Queiroz continua em atividade --dando consultorias, comentando a atuação do presidente, quem sabe ainda "rachando". Para ficarmos na mesma fruta citada no áudio, sua atuação nos bastidores do poder lembra o samba "Uva de Caminhão", de Assis Valente, sucesso de Carmen Miranda: "Já me disseram/ Que você andou pintando o sete/ Andou chupando muito uva/ E até de caminhão". 

Questionado sobre o amigo, Bolsonaro soltou uma frase que aparentemente não diz nada, mas pode significar tudo: "Ele cuida da vida dele e eu cuido da minha". Só faltou gritar: "Cala a boca, Magda!".

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.