Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Babando na gravata

Vídeo com xingamentos é a maior expressão do bolsonarismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aquela imagem do café da manhã de homem simples —camiseta esportiva, bermuda, chinelos, celular ligado e o leite condensado derramando-se por cima do pão francês— era uma jogada de marketing. Revelava tremendo mau gosto. Mas, envolvendo Bolsonaro, o que não é de mau gosto? Durante a campanha eleitoral, quem quis comprou a ideia do candidato "autêntico". Muitos a compraram, e o Brasil está onde está.

A informação sobre compras de alimentos —chiclete, pizza, picolé, bombom, vinho e principalmente leite condensado—, no valor de R$ 1,8 bilhão, deve ser vasculhada, até porque as explicações do governo são confusas. É normal que o Tribunal de Contas, a pedido do Ministério Público, autorize uma investigação.

Pode ter havido irregularidades no fornecimento —que a apuração dos fatos as comprove ou desminta.
O que não é normal —e está sendo tratado como se fosse— foi a reação de Bolsonaro. Mas ninguém parece se espantar mais com suas baixezas e grosserias. No vídeo em que ele ofende "vocês da imprensa" numa churrascaria, aparece o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, encarnando um personagem de Nelson Rodrigues, olhos rútilos, lábios trêmulos e babando na gravata, ao lado do cantor Amado Batista, transformado num glutão que gargalha. Ali estava o bolsonarismo, em sua máxima expressão e em seu maior desejo.

Bolsonaro em Propriá (SE) - Alan Santos/PR

Tanto que o vídeo com os xingamentos foi divulgado orgulhosamente pelo assessor especial da Presidência, Tercio Arnaud. Dias antes, havia sido publicado um relatório mostrando que, em 2020, Bolsonaro e pessoas do seu entorno promoveram 580 ofensas a profissionais e empresas de comunicação. O presidente e seus filhos estão no topo do ranking de "predadores da liberdade de imprensa", segundo a organização Repórteres Sem Fronteira.

Mas eles querem mais, querem sangue. Com ou sem leite condensado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.