Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Gritos de Carnaval (a favor e contra)

Pressionado a impedir a festa, Bolsonaro até agora não anunciou restrições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O café Gaúcho ferve. Numa das esquinas mais movimentadas do Centro do Rio —entre as ruas São José e Rodrigo Silva, palco de protestos e manifestações políticas, em frente à nova sede da Assembleia Legislativa—, o botequim resistiu ao extermínio que a pandemia impôs ao comércio da região e já trabalha no ritmo de antes: o chope e o cafezinho não param de sair, assim como o bolinho de carne e o cachorro-quente de linguiça.

Com os cotovelos encostados no balcão, o trabalhador informal tem um único assunto, fora a expectativa de receber a grana do auxílio governamental: "Vai ter Carnaval em fevereiro? O Bolsonaro vai deixar?".

Se depender só de Eduardo Paes, o prefeito-folião, o Rio terá o maior Carnaval de todos os tempos, capaz de superar a farra de 1920, que marcou o fim da gripe espanhola, estendendo-se do Réveillon até os idos de março. Não imagino como será feita a fiscalização na hora de exigir o passaporte da vacina para pular na pipoca do cordão da Bola Preta, com mais de um milhão de pessoas nas ruas. Paes não abre mão de faturar e, de lambuja, tirar um sarro de Marcelo Crivella, o prefeito-pastor, que via em cada carioca um Zé Pelintra e fez de tudo para boicotar a festa.

Os sonhos de riqueza não são menores em São Paulo. Terceirizada, a folia na cidade funciona como um negócio que prevê a presença de 15 milhões de pessoas gastando e se divertindo em 900 blocos. Já se registrou o primeiro grito de Carnaval: a alegoria de um touro chifrudo e dourado, significando a força do povo brasileiro. No quesito cafonice, ganhou 10, nota dez.

Circula no Facebook uma publicação afirmando que Bolsonaro pode vetar o Carnaval se a OMS não tiver decretado o fim da pandemia. Mas até agora o governo não anunciou restrições. Se tentar impedir a festa, o presidente pela primeira vez ficará a favor do distanciamento social. Fique em casa e a economia a gente vê depois.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.