Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

De esparros e esbirros

Governo Bolsonaro é o habitat perfeito para esses tipos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em recente coluna, Ruy Castro tratou dos esbirros de Bolsonaro. Antes definiu a palavra, cujo uso tinha sido guardado numa cristaleira desde os tempos da ditadura Vargas, para que não houvesse confusão com espirro. Em seus muitos sinônimos, esbirro é um guarda-costas, um capanga, um jagunço, um quadrilheiro e, modernamente, seu significado pode definir milicianos de Rio das Pedras com conexões em Brasília.

Na explicação, Ruy lembrou que um esbirro é diferente de um esparro. Este é "aquele que dá um esbarro na vítima para o punguista bater-lhe a carteira". Segundo o dicionário Caldas Aulete, a expressão tem origem no lunfardo, o subsistema linguístico gerado no meio marginal de Buenos Aires que nos deu otário, mina, farra, fajuto, gatuno, bronca, calote, afanar, estrilar —todas assimiladas, via praça Mauá, pelos malandros do Rio.

Nove homens são vistos de costas, à sombra, de modo que só se enxerga suas silhuetas. Estão voltados para fora do palácio, observando a cerimônia
O presidente Jair Bolsonaro, ao lado do vice-presidente, general Hamilton Mourão, e dos comandantes das Forças Armadas, participa de cerimônia da Troca da Guarda do Palácio do Planalto - Pedro Ladeira - 28.nov.19/Folhapress

Já usei aqui o termo esparro, mas com outra acepção: aquele que ocupa posição subalterna e é obrigado a cumprir ordens. Nas brincadeiras de garoto, quase um sinônimo de escravo. Dei como exemplo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que agiu para retardar a vacinação infantil agradando o chefe. O bom esparro obedece às cegas e ainda se esforça para puxar o saco, como fez Queiroga ao dizer que a primeira-dama Michelle Bolsonaro "é a mãe de todos os brasileiros".

No entanto, o prêmio de esparro da semana ninguém tira da deputada federal Bia Kicis, que ilegalmente vazou no WhatsApp dados pessoais de três médicos que defenderam a imunização de crianças na audiência pública convocada pelo Ministério da Saúde. Foi a senha para que os esbirros entrassem em ação com ofensas e ameaças na internet.

Esbirros e esparros são primos próximos que encontraram no governo o habitat perfeito. A mando de Bolsonaro, agem por dentro das instituições com a finalidade de destruí-las. Para não dar pinta demais, eles se revezam no cumprimento dos atos de baixeza.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.