Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Campanha de Bolsonaro é um desastre

Após 30 anos pedindo votos, ele ainda não sabe que existem pobres no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em política sempre é cedo. Mas, faltando menos de duas semanas para o primeiro turno e com a possibilidade de não haver o segundo, a dúvida é saber qual é o maior desastre: se a campanha da reeleição ou se o desempenho de Bolsonaro nela. Prenuncia-se o fracasso daqueles que tiveram na mão a faca (a máquina estatal) e o queijo (a aliança comprada ao centrão) e estão sendo comidos.

Esqueça os marqueteiros do PL, eles não apitam. Na condução da campanha —em cujos cofres já entraram cerca de R$ 21 milhões, cinco vezes mais do que os gastos declarados em 2018—, há dois bicudos vaidosos que não se beijam. Dois inimigos fraternos, o senador Flávio e o vereador Carlos. O primeiro defende uma estratégia inexequível: exaltar as qualidades de Bolsonaro e seus acertos na Presidência. Uma obra de fantasia, baseada no conceito da suspensão de descrença, impossível de dar certo.

O segundo tem uma ideia fixa: atacar Lula. Com verdades ou mentiras, não importa. Um único site, que reúne conteúdo negativo ao ex-presidente, está embolsando R$ 7 milhões para impulsionar o trabalho sujo. Apontado pelo próprio Bolsonaro como principal responsável por sua chegada ao Palácio do Planalto, Carlos comanda as ações na rede. Só não contava em ter de enfrentar um adversário do mesmo peso na categoria golpe baixo: o deputado André Janones, convertido ao lulismo.

Campanha de candidato a deputado federal Michel Winter o apresenta como "marketeiro do Bolsonaro" - Michel Winter no instagram

Mais perdido que os filhos está o pai. Após 30 anos pedindo votos, ele descobriu que existem pobres no Brasil. Pobres com direito a título de eleitor. São eles que engrossam a rejeição de 53%. Mesmo assim, o mecanismo de autodestruição dentro do governo não para.

Nos últimos dias, antes de passar (e nos fazer passar) vergonha no funeral da rainha Elizabeth 2ª, Bolsonaro fez cortes em projetos sociais e no programa de enfrentamento à violência contra a mulher. Se o Ciro não ficasse no caminho, a vaca já estaria no brejo.

Lula durante ato de campanha no centro de Curitiba - Ricardo Stuckert - 17.set.2022

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.